A operdora de telecomunicações confirmou ao JE o ataque e garantiu que as “consequências foram praticamente nulas”, não tendo provocado impacto nas operações ou danos nos sistema. Os dados dos clientes não ficaram comprometidos. A Altice Portugal já comunicou o caso às autoridades.

No espaço de quatro dias, duas das maiores empresas portuguesas foram alvo de ataques informáticos. Depois de a energética EDP ter sido alvo de um ataque informático na segunda-feira, também a empresa de telecomunicações Altice Portugal foi alvo de hackers, confirmou o Jornal Económico junto de fonte oficial da empresa, esta quinta-feira, 16 de abril.

“A Altice Portugal confirma que foi alvo de o ataque que refere, sendo que as consequências deste foram praticamente nulas”, disse fonte oficial.

A operadora de telecomunicações liderada por Alexandre Fonseca garantiu que não provocou graves danos na normal atividade da empresa, salientando que todos os dias é “alvo de ataques cibernéticos, sem que estes causem impacto nos sistemas ou operações” da empresa, “devido ao trabalho diariamente executado e ao desenvolvimento de nova tecnologia e software” pela área tecnológica da empresa, cuja direção cabe ao administrador tecnológico da Altice Portugal, Luís Alveirinho.

Ainda assim, a Altice Portugal já comunicou este caso às autoridades, salientando “o facto deste tipo de ataques acontecerem recorrentemente e às dezenas, pelo que a sua publicitação apenas favorece a promoção e continuidade desta lamentável e perigosa atividade criminosa”.

“Mais, acrescentamos que este tipo de ataques, às dezenas por semana, não se limitam a atacar empresas como a Altice Portugal mas, sim prejudicar as pessoas, as famílias, as empresas e a economia nacional, apenas por desporto, bem como projetar a visibilidade e promoção do nome destes grupos criminosos na imprensa nacional e internacional”, acrescentou fonte oficial.

Na segunda-feira, a EDP confirmou um ataque semelhante, mas com resultados mais graves. Os servidores da elétrica foram atingidos e afetaram os serviços de apoio às pessoas em teletrabalho.