Cari Construtores lidera obra de requalificação promovida pelo Hotel Oslo, que irá preservar a fachada original e incluir piscina, ginásio, rooftop e eficiência energética.
COIMBRA, 12 de junho de 2025 — O emblemático Hotel Bragança, localizado no coração de Coimbra, vai ganhar uma nova vida através de um investimento superior a três milhões de euros. A obra de reabilitação será conduzida pela empresa Cari Construtores, sediada em Guimarães, e promovida pelo grupo que detém o Hotel Oslo.
Fundado no século XIX, o Hotel Bragança está situado em plena zona de proteção da área classificada como Património Mundial pela UNESCO — a Universidade de Coimbra. A intervenção respeitará o caráter histórico do edifício, mantendo a fachada original e utilizando técnicas de construção tradicionais, ao mesmo tempo que introduz elementos modernos e sustentáveis.
O projeto prevê a criação de 88 quartos, alguns com minicozinha, uma zona de restauração com rooftop panorâmico sobre o rio Mondego, duas salas de trabalho e, no piso subterrâneo, uma zona de lazer com piscina, ginásio, sauna e balneários.
“A obra tem uma enorme importância ao nível da cidade e da zona ribeirinha, oferecendo ao turismo uma maior oferta e proporcionando um crescimento já visível em Coimbra”, sublinha João Rodrigues, da direção de obra da Cari Construtores.
A requalificação do hotel, que combina reabilitação patrimonial, inovação tecnológica e sustentabilidade, incluirá ainda a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura, contribuindo para a eficiência energética do edifício.
O novo Hotel Bragança deverá reforçar a oferta turística na cidade, apostando no conforto, na experiência do visitante e na valorização do património urbano de Coimbra.