O Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB) está a entregar, diariamente, em colaboração com a associação Refood local, duas refeições por dia a 21 famílias da cidade.

A responsável do Refood, Maria Alice Campos, disse que, dado que os restaurantes fecharam, o Colégio prontificou-se a cozinhar e a entregar as duas refeições diárias, ainda que de uma só vez: “Uma é recebida quente, a outra aquecida à noite”.

O fecho temporário da restauração, devido à crise da covid-19, obrigou a Refood a redirecionar a sua atividade, apoiando outros 65 agregados familiares – 130 pessoas – através da entrega de cabazes alimentaress, “bem fornecidos”. “Levámos a casa, com equipas de dois voluntários, já dois cabazes em março e a 3 de abril, e vamos distribuir outro dentro de dias”, revelou.

Para que tal seja possível, a Associação recolhe as ofertas, sempre dentro do prazo de validade, de hipers e supermercados da cidade: “Contámos com a boa vontade de quase todos”.

Antes da proclamação do estado de emergência, a Refood/Braga recolhia refeições em vários restaurantes e encaminhava-os para dezenas de pessoas por dia na sua sede em São Vicente. “Em 2019 entregámos 35 mil refeições”, anotou.

A Refood da cidade tinha, até agora, 330 voluntários, uma boa parte dos quais estudantes da Universidade do Minho.