Iniciativa do GNRation com prémio de 1.500 euros para artistas de Braga

O GNRation volta a promover os Laboratórios de Verão, destinados a artistas e coletividades de Braga, e tem para oferecer 1500 euros a cada projeto vencedor.

A iniciativa, que vai para sexta edição, tem como objetivo apoiar a criação artística local. “Destina-se a artistas ou coletividades, residentes ou naturais de Braga, e que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas”, refere a instituição em comunicado.

O GNRation pretende encontrar projetos para desenvolvimento de trabalho artístico original, em formato de residência artística, a decorrer no gnration durante um período de 2 semanas e que, posteriormente, terão apresentação pública em formato performativo ou de instalação/exposição.

Aos projetos vencedores, o GNRation tem para oferecer um local de trabalho durante um período de 2 semanas (3-14 e 17-28 de agosto), apoio monetário no valor de 1500 euros (IVA incluído) por projeto e apoio técnico e de produção.

Nesta edição, o número de projetos que serão apoiados sobe de quatro para seis, num apoio global no valor de 9000 euros.

Para concorrer, os candidatos deverão apresentar uma descrição da proposta artística, requisitos técnicos e de produção associados à mesma, biografia e portefólio dos autores, digitalização do cartão de cidadão, documento comprovativo de residência em Braga (no caso de o proponente não ser natural de Braga) e uma declaração de comprometimento em desenvolver o projeto nas instalações do gnration, num dos períodos de trabalho a concurso. Estes requisitos devem ser enviados para o e-mail info@gnration.pt.

O fecho das candidaturas acontece a 1 de maio com o anúncio dos projetos vencedores a 15 de maio.

O programa Laboratórios de Verão é uma ação promovida pela Fundação Bracara Augusta com o apoio da Câmara Municipal de Braga.