Milhares de pessoas em todo o mundo atualmente infetadas com o novo coronavírus experienciam sintomas graves e debilitantes, porém a verdade é que muitos indivíduos apesar de doentes permanecem assintomáticos.

Segundo um novo estudo, 78% dos indivíduos infetados com Covid-19 – a doença provocada pelo novo coronavírus ou Sars-coV-2 – não apresentam nenhum sintoma. 

Os sinais de alarme mais comuns da Covid-19 incluem tosse seca persistente, febre e falta de ar.

Todavia, um estudo recente publicado no periódico científico British Medical Journal (BMJ) sugere que pelo menos 78% dos infetados não manifestam nenhum desses três sintomas. 

E quem não tem sintomas – pessoas denominadas de assintomáticas – apresenta um risco mais elevado de inadvertidamente infetar outros, isto porque não sente necessidade de ficar em isolamento compulsivo.

Os médicos divulgaram na pesquisa, a enorme percentagem de pacientes assintomáticos que detetaram após analisarem dados publicados pelas autoridades chinesas acerca do número de casos de Covid-19 naquele país, específicos ao dia 1 de abril. 

O estudo revelou que “um total de 130 de 166 novas infeções (78%) identificadas naquelas 24 horas eram assintomáticas”. 

Tom Jefferson, um epidemiologista e investigador no Centre for Evidence-Based Medicine na Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmou ao BMJ que esta descoberta “é extremamente importante e sugere que o vírus pode estar em qualquer lado”. 

Eventualmente, espera-se que seja realizado à população em geral um teste de anticorpos capaz de identificar quem já esteve afinal infetado com o novo coronavírus – quer tenha experienciado ou não sintomas. 

Entretanto, enquanto isso ainda não é uma realidade, existem várias medidas que pode adotar para se proteger a si próprio e aos que o rodeiam da Covid-19.

– Lave as mãos;

– Evite a todo o custo tocar no rosto;

– Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com a parte interior do braço;

– Desinfete regularmente as superfícies;

– Pratique atividade física (de modo a manter-se saudável);

– Evite ficar stressado (a ansiedade afeta e enfraquece o sistema imunitário);

– Fique em casa!