José Luís Carneiro, cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Braga às Eleições Legislativas de 30 de janeiro, visitou a empresa municipal TUB – Transportes Urbanos de Braga, acompanhado pelos também candidatos Luís Soares, Joaquim Barreto, Hugo Pires, Palmira Maciel e Hugo Teixeira, e pelos vereadores socialistas na Câmara Municipal de Braga, Artur Feio e Sílvia Sousa.

“Portugal foi o primeiro país do mundo a assumir o objetivo da neutralidade carbónica em 2050 e, segundo a Comissão Europeia, somos o país da UE que mais avançou e que está em melhores condições de cumprir os objetivos de redução de emissões até 2030” começou por afirmar José Luís Carneiro. “Entre 2015 e 2019, os passageiros nos transportes públicos registaram um aumento de 23% mas queremos mais porque continua a haver um excessivo uso do automóvel. Aqui, no distrito, há um caminho a percorrer para tornar o transporte coletivo primeira escolha dos cidadãos”.

Joaquim Barreto continuou afirmando que “Esse caminho far-se-á, necessariamente, pela aposta num transporte público acessível e de qualidade, com destaque para o transporte ferroviário, bem como pela generalização dos veículos elétricos, progressivamente em modo partilhado e autónomo, sem esquecer as formas de mobilidade ativa, como o uso da bicicleta”.

Nesta visita, os socialistas apresentaram algumas medidas concretas do plano eleitoral como a manutenção da redução dos preços dos passes em todo o território, através do Programa PART; a expansão das redes e serviços de transporte, quer através do Programa de Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transportes Públicos (PROTransP), quer concretizando os planos de expansão das redes de transporte pesado de passageiros nas áreas metropolitanas e em territórios com elevada densidade populacional e económica, nomeadamente os projetos aprovados e em curso nos programas de financiamento Portugal 2020 e PRR, e os projetos a desenvolver no âmbito do Portugal 2030.

José Luís Carneiro terminou a visita garantindo que “Vamos investir nas empresas públicas de transportes, como a TUB, permitindo-lhes aumentar a disponibilidade e a qualidade da oferta e melhorar a qualidade dos serviços. E vamos apoiar a renovação de frotas de transporte publico com veículos de emissões nulas ou reduzidas” .