Suspensão é justificada com trabalhos de manutenção no único equipamento que bombeia o gás na infraestrutura.

A gigante russa Gazprom suspendeu hoje o fornecimento de gás à Alemanha, e consequentemente à Europa, através do gasoduto Nord Stream 1 – que faz a ligação entre a Rússia e Alemanha – até dia 3 de setembro. 

A suspensão “de forma temporária” é justificada com trabalhos de manutenção na única turbina que bombeia o gás na infraestrutura, que se encontra localizada na estação de Portovaya.

A interrupção começou às 04h00, horário de Moscovo (02h00 em Portugal continental), de acordo com dados fornecidos no site da Nord Stream, a empresa que opera o gasoduto.

Os trabalhos serão realizados em conjunto com especialistas da Siemens. Quando a manutenção for concluída, o bombeamento de gás será restabelecido na totalidade.

Refira-se que a Rússia tem vindo a reduzir gradualmente o volume de fornecimento de gás através do Nord Stream sob pretexto de problemas técnicos e necessidade de reparação de equipamentos do gasoduto. No entanto, esta pode ser uma estratégia para pressionar o Ocidente. 

O chefe da Rede Federal de Energia da Alemanha, Klaus Mueller, disse que os trabalhos de manutenção são “tecnicamente incompreensíveis” e que só podem ser entendidos como um gesto “punitivo” contra Berlim pelo apoio prestado à Ucrânia desde a invasão russa.  

Para a Alemanha tratam-se de “cortes políticos” provocados propositadamente para fazer aumentar os preços da energia. A Rússia reduziu cerca de um terço do abastecimento à Alemanha.

O governo de Berlim disse na semana passada que a redução demonstra que o país não pode confiar no abastecimento russo anunciando a preparação de medidas sobre um “novo tipo” de armazenamento de gás. 

A Europa continua a lutar contra o aumento dos custos da energia para famílias e empresas e anteveem um corte total da energia russa em breve. Por esse motivo, a Europa tenta encontrar alternativas ao fornecimento russo o mais cedo possível para garantir reservas para o próximo inverno.

Desde o início da guerra na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro, a Rússia tem reagido às sanções dos países ocidentais com cortes nos fornecimentos de gás, alegando problemas técnicos ou alterações contratuais relativamente ao pagamento na moeda russa, o rublo.