Para ajudar a combater a pandemia, Paul McCartney, Eddie Vedder ou Billie Eilish vão dar o seu melhor. “One World: Together at Home” é hoje de madrugada, da casa deles para a nossa

Quando Lady Gaga recebeu o desafio de pôr de pé um grande evento de solidariedade, com vista a financiar a luta contra a covid-19, estava ela mesma em isolamento voluntário. Aos 34 anos, a estrela norte-americana, que acaba de adiar o lançamento de um novo álbum, pertence a um grupo de risco, uma vez que sofre de uma doença autoimune, a fibromialgia. Não seria essa condição, porém, a impedi-la de aceitar o repto dos ativistas Declan Kelly, um ex-jornalista irlandês que trocou as notícias pelo mundo dos negócios e pela filantropia, e Hugh Evans, da Global Citizen, uma organização não-governamental com o objetivo de erradicar a pobreza extrema nos 59 países mais pobres do mundo até 2030. Gente com ambições de larga escala, portanto, que encontrou na empreendedora Lady Gaga o satélite ideal para a sua jornada. Em poucas semanas, e recorrendo aos encontros virtuais que dominam o nosso quotidiano pós-covid, os três ativistas montaram o “One World: Together at Home”, uma série de concertos de solidariedade que alguns apelidam já de “o ‘Live Aid’ da geração coronavírus”, em referência aos espetáculos montados, em 1985, por Bob Geldof e Midge Ure, para combater a fome em África. Desta vez, não haverá largos milhares de espectadores em estádios de futebol, nem artistas exultantes, dando as mãos em palco numa proximidade física que, poucas semanas após o dealbar desta nova realidade, já nos vai parecendo arcaica. Numa altura em que as grandes aglomerações continuam proibidas, o que vai acontecer é uma série de atuações de grandes nomes da música — dos superveteranos Paul McCartney, Stevie Wonder ou Elton John às revelações Billie Eilish e Lizzo — a partir da casa de cada artista. A estes, alguns dos primeiros a responder afirmativamente ao repto, juntou-se nos dias anteriores ao mega evento uma segunda vaga encabeçada por Taylor Swift, Pharrell Williams, Alicia Keys, Jennifer Lopez ou Sam Mendes, e atrizes como Amy Poehler e Lupita Nyong’o. “Um evento caseiro para uma plateia em casa”, como escreveu o jornal “The Irish Times”, num retrato sucinto do ‘novo normal’ em pleno 2020.

Contrariamente ao que aconteceu em 1985, com o Live Aid, este evento não vai pedir diretamente aos espectadores que contribuam para a causa. A ideia da curadora Lady Gaga é que toda a atenção recaia sobre o talento dos músicos, apresentadores e outras celebridades que aceitaram participar no festival e também nas histórias reais dos heróis do combate à covid-19, ou seja, dos médicos, enfermeiros e demais trabalhadores do sector da Saúde, que em todo o mundo se afadigam para dar resposta à pandemia. A poucos dias do evento, Lady Gaga garante que já conseguiu angariar mais de €30 milhões, provenientes de 68 grandes empresas, e os seus parceiros esperam que até hoje, dia do espetáculo, estejam reunidos valores na ordem das centenas de milhões de euros. O grande apelo à contribuição é feito às grandes empresas e aos filantropos mais endinheirados e já surtiu efeito: em entrevista no programa de Jimmy Fallon, Tim Cook, CEO da Apple, prometeu doar cerca de €9 milhões ao Covid-19 Solidarity Response Fund, o fundo da Organização Mundial da Saúde potenciado pelas Nações Unidas, destinado a apoiar trabalhadores de Saúde em todo o mundo, para o qual seguirão as verbas angariadas com este peculiar concerto solitário.

Confira aqui a lista completa de convidados:

Adam Lambert
Alicia Keys
Amy Poehler
Andra Day
Andrea Bocelli
Angèle
Anitta
Annie Lennox
Awkwafina
Becky G
Becky Lynch
Ben Platt
Billie Eilish
Billie Joe Armstrong
Billy Ray Cyrus
Black Coffee
Braun Strowman
Bridget Moynahan
Camila Cabello
Cassper Nyovest
Celine Dion
Charlie Puth
Chris Martin
Christine And The Queens
Common
Connie Britton
Danai Gurira
David & Victoria Beckham
Delta Goodrem
Don Cheadle
Eason Chan
Eddie Vedder
Ellen Degeneres
Ellie Goulding
Elton John
Erin Richards
Finneas
Heidi Klum
Henry Golding
Hozier
Hussain Al Jassmi
Idris And Sabrina Elba
J Balvin
Jack Black
Jack Johnson
Jacky Cheung
Jameela Jamil
Jason Segel
Jennifer Hudson
Jennifer Lopez
Jess Glynne
Jessie J
Jessie Reyez
Jimmy Fallon
Jimmy Kimmel
John Legend
Juanes
Kacey Musgraves
Keith Urban
Kerry Washington
Kesha
The Killers
Lady Antebellum
Lady Gaga
Lang Lang
Leslie Odom Jr.
Lewis Hamilton
Liam Payne
Lili Reinhart
Lilly Singh
Lindsey Vonn
Lisa Mishra
Lizzo
Ll Cool J
Lola Lennox
Luis Fonsi
Lupita Nyong’o
Maluma
Maren Morris
Matt Bomer
Matthew Mcconaughey
Megan Rapinoe
Michael Bublé
Milky Chance
Natti Natasha
Niall Horan
Nomzamo Mbatha
Oprah Winfrey
Paul Mccartney
Pharrell Williams
Pierce Brosnan
P.K. Subban
Picture This
Priyanka Chopra Jonas
Rita Ora
The Rolling Stones
Sam Heughan
Sam Smith
Samuel L Jackson
Sarah Jessica Parker
Sasha Banks
Sebastián Yatra
Shah Rukh Khan
Shawn Mendes
Sheryl Crow
Sho Madjozi
Sofi Tukker
Stephen Colbert
Stevie Wonder
Superm
Taylor Swift
Tim Gunn
Usher
Vishal Mishra
Xavier Woods
Zucchero

In “expresso”