O Município de Braga está a proceder à distribuição de diversos equipamentos de proteção individual às IPSS e lares de idosos do concelho, num total contabilizado até este domingo de 34.260 máscaras, 11.500 viseiras, 3 mil luvas, 250 fatos, 3.200 protecções de botas e quatro kits completos com 50 viseiras e 50 máscaras.

Em nota enviada à imprensa, e “até ao momento”, o equipamento já chegou a 35 instituições, com o objetivo de abranger “todas as IPSS onde está identificada a carência deste material”, num processo que “terá continuidade até ao final da pandemia”.

“O Município de Braga está ciente das necessidades das instituições do concelho e, de forma a garantir as melhores condições de segurança possíveis aos profissionais e utentes destas unidades, vamos dar seguimento à distribuição dos materiais necessários à prevenção da covid-19”, explica o presidente da Câmara de Braga.

Ricardo Rio explica que o material está a ser distribuído por uma equipa de funcionários da autarquia e que resulta do lote de equipamentos doados ao município ou adquiridos.

“Estamos em constante contacto com todas as IPSS no sentido de promover o acompanhamento da situação de cada instituição e dos seus utentes. Esta é também uma forma de reconhecer o trabalho árduo que os funcionários das nossas instituições estão a desenvolver”, acrescenta Ricardo Rio.

Recorde-se que a cidade de Braga recebeu diverso material doado pela cidade chinesa de Shenyang e por várias empresas e instituições que se aliaram a esta luta.

“Neste momento, aguarda-se a chegada de mais material, encomendado pela autarquia, que deverá chegar a Braga ainda durante o mês de abril”, aponta a mesma nota.

Braga, com 848 (+17 do que ontem) casos confirmados, é o concelho do Minho mais atingido pela pandemia e o quinto no país.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde deste domingo aponta para 2.474 casos confirmados no Minho, mais 77 do que na véspera.