O Município de Braga assinalou esta Quarta-feira, 17 de Outubro, o arranque de mais uma edição do programa ‘5 ao dia’, uma iniciativa que visa a promoção do consumo diário de cinco frutos e/ou hortícolas junto de crianças em idade escolar.

Desenvolvido em colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e com a Associação ‘5 ao dia’, este programa já chegou a mais de 13 mil crianças desde o ano lectivo 2010/2011 – ano em que foi implementado -, estimando-se que as iniciativas abranjam, durante o ano lectivo em curso, cerca de dois mil alunos do 4.º ano de escolaridade dos Agrupamentos de Escolas do Concelho Bracarense. O programa estende-se ainda, aos diversos concelhos do distrito como Esposende, Terras de Bouro, Amares e Vila Verde.

Na sessão inaugural do programa, na qual participaram meia centena de alunos do 4.º ano dos agrupamentos de Celeirós (EB1 da Garapôa, Cruz e Aveleda) e Trigal Santa Maria, a vereadora da Educação do Município de Braga, Lídia Dias, destacou o carácter pedagógico da iniciativa, não apenas para as crianças, como também para as famílias. “Ao difundirmos estas boas práticas de alimentação nas crianças, estamos também a chegar aos pais e às famílias, consciencializando-os para a importância de fazer uma alimentação cuidada e equilibrada”, referiu.

Os alunos tiveram a oportunidade de participar em diferentes iniciativas que compõem a matriz base de cada sessão do ‘5 ao dia’, de modo a potenciar uma alimentação saudável e promover a alteração de hábitos alimentares que contribuem para a prevenção de diversas doenças crónicas associadas à alimentação, nomeadamente a obesidade.

Desde a realização de sementeiras de leguminosas, passando pela preparação de uma salada de fruta e pela visualização de um filme alusivo à temática, o programa é concebido para motivar as crianças a adoptar e a manter hábitos saudáveis, tendo por base um modelo pedagógico apelativo para aquela faixa etária.

Como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o projecto foi distinguido pela associação internacional de movimentos ‘5 ao dia’, com o segundo prémio de melhor projecto a nível mundial, no âmbito da promoção do consumo de frutas e legumes para uma alimentação equilibrada e saudável.