Jorge Braz recebe doutoramento “honoris causa” da UTAD. “Representa a maior honra da minha vida…”

O selecionador português de futsal, Jorge Braz, recebeu esta terça-feira o doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). De acordo com o treinador campeã mundial da modalidade que representa, o título académico significa a “maior honra da sua vida”.

O ato solene começou com a entrada do cortejo académico, seguindo-se as palavras do reitor da UTAD, Emídio Gomes, responsável pela imposição das insígnias doutorais a Jorge Braz. “Representa o reconhecimento de que o conhecimento não está só fechado dentro das academias. O Jorge Braz é o exemplo de que há muito conhecimento, que, quando é transposto para fora da academia, cria valor, gera orgulho e gera resultados”, destacou o reitor.

“Jorge Braz destaca-se no desporto português e internacional, sendo um grande exemplo de dedicação e sucesso. As suas conquistas ao serviço da seleção nacional de futsal revelam a sua capacidade de liderança, de superação e de motivação”, afirmou Emídio Gomes, reitor da academia, localizada em Vila Real.

O responsável acrescentou, citado em comunicado, que “é, por isso, uma figura que deve inspirar toda a academia e é justo que o Jorge Braz possa colocar no seu currículo este prestigiante título honorífico da UTAD”.

“Esta é uma região que tanto amo, e só quem a vive como nós a vivemos sabe como é sentir o reconhecimento dos nossos, não pelos nossos feitos, não pelas nossas conquistas pessoais, mas por colocarmos este nosso cantinho detrás das pedras pelas bocas do mundo”, acrescentou no discurso Braz.

Nascido em Edmonton (Canadá) há 50 anos, o selecionador nacional de futsal deu os primeiros toques na bola em Sonim, freguesia de Valpaços, distrito de Vila Real, de onde eram os seus progenitores.

Em julho de 2010 assumiu o cargo de selecionador nacional e, desde então, conquistou dois campeonatos europeus (2018 e 2022), um campeonato mundial (2021) e a Finalíssima Intercontinental (2022).

Jorge Braz esteve também ligado à UTAD, tendo treinado, entre 2001 e 2003, a equipa da Associação Académica da UTAD, vencendo pela primeira vez o campeonato nacional universitário de futsal masculino na época 2001/02.