Na Reunião Descentralizada do Executivo Municipal, que decorreu no Salão Paroquial de Atães, foram apresentados os projetos de requalificação de um tramo da N-207-4 (Estrada de S. Torcato), da Rua 24 de Junho e da Rua Nª Senhora da Guia.

Na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, no Salão Paroquial de Atães, teve lugar mais uma reunião descentralizada do Executivo Municipal. O primeiro momento constou de uma atuação musical de Alunos da EB1 da Vinha, de Atães, ao que seguiu a intervenção do Presidente de Junta da União de Freguesias de Atães e Rendufe, Patrício Araújo. Antes da agenda de trabalhos, houve lugar à apresentação dos projetos de requalificação viária que beneficiarão um tramo da estrada nacional N207-4 (estrada de S. Torcato), Rua 24 de Junho e Rua Nª Senhora da Guia, bem como o anúncio, por parte do Presidente da União de Freguesias, da construção da Casa Mortuária.

A intervenção na estrada nacional N207-4 permitirá melhorar as condições de circulação de veículos e de peões numa via que regista uma grande utilização, mitigando os vários problemas que possam advir das várias zonas de interseção que se vão registando durante a sua extensão. O reperfilamento prevê a construção de passeios de ambos os lados da via, com piso confortável para os peões e, ao mesmo tempo, de fácil manutenção, uma zona central que será equipada com vala de escoamento de águas com capacidade de retenção (também designada biovaleta ou vala de bioretenção) e posterior libertação lenta da carga pluvial e uma rotunda na zona do atual entroncamento de acesso a Selho S. Lourenço. Esta importante via de ligação da cidade a S. Torcato beneficiará de uma intervenção que, segundo Domingos Bragança, reproduzirá em termos de qualidade “os mesmos critérios que são tidos em conta aquando as intervenções no centro da cidade”, permitindo estender a malha urbana a todo o Vale de S. Torcato. “A ligação da N207-4 a Aldão e Atães será também alvo de intervenção, o que fará com que esta zona do concelho, em termos viários, receba a atenção necessária e melhore, com qualidade, os acessos e o permita um melhor usufruto do espaço público”, disse Domingos Bragança.

As intervenções na Rua 24 de Junho e Rua Nª Senhora da Guia seguem a mesma lógica de qualidade, apostando na construção de novos passeios e, sempre que possível, zonas de estacionamento e zonas públicas de encontro. Um dos objetivos deste reperfilamento é também homogeneizar, em termos de circulação automóvel, a velocidade, procurando-se que se circule com menos velocidade nas zonas mais perigosas. Junto ao aglomerado habitacional e de serviços de Atães, na área circundante da Igreja, será utilizado um pavimento diferente, de forma a sinalizar o caráter mais urbano dessa zona.

Patrício Araújo, Presidente da UF de Atães e Rendufe anunciou a construção da Casa Mortuária, cujo projeto já foi desenvolvido, e que será construída numa área de cerca de 500 m2, num terreno situado entre o adro da Igreja de Atães e o seu estacionamento público, após negociações com a Paróquia e com a Diocese. O Presidente da UF mostrou-se ainda orgulhoso pelo facto de Atães receber uma Reunião de Câmara descentralizada e afirmou que as obras de requalificação anunciadas contribuirão para a mudança de paradigma para o Vale de S. Torcato.