O Sporting de Braga cumpre, esta quinta-feira, 102 anos de história.

O presidente, António Salvador, transmitiu uma mensagem de «orgulho, esperança e confiança» e frisou que o clube «pode e deve ambicionar a feitos ainda maiores e mais relevantes».

«Todos nós transportamos connosco, volto a referir, uma imensa responsabilidade: honrar a história e fazer do Sporting Clube de Braga um clube cada vez maior e mais vencedor. Não tenho a menor dúvida de que todos os que aqui estamos e de que todos os que formam parte desta enorme família, temos a motivação para concretizar, juntos, um futuro ainda melhor», referiu o dirigente no seu discurso.

A cerimónia desta quinta-feira marca o arranque do programa de comemorações do 102.º aniversário do Braga, que culmina em 30 de janeiro com a Gala «Legião de Ouro», a realizar-se no Theatro Circo, a partir das 21h00.

Neste dia de celebração, o Sp. Braga anunciou ainda a criação de uma nova plataforma de conteúdos exclusivos cujo objetivo é aproximar os adeptos ao clube. De acordo com os minhotos, a subscrição gratuita e dará acesso «aos bastidores dos clube» bem como às «transmissões de jogos de todas as equipas, programas temáticos, reportagens e entrevistas com todos os protagonistas».

Os adeptos podem efetuar a subscrição no site do Sp. Braga ou através da Aplicação.

Eis o discurso completo do Presidente do SC Braga:

“Iniciamos hoje, com este simbólico e tradicional hastear da bandeira, um ciclo de comemorações que se prolonga até à Gala Legião de Ouro, que felizmente voltamos a realizar este ano. Celebrar o Sporting Clube de Braga é um dever coletivo e permanente, mas entendo que é especialmente importante que o reconhecimento e a homenagem que prestamos ao clube e àqueles que o servem coincida com o aniversário.

É neste momento que sublinhamos e enaltecemos a grandiosa história do Sporting Clube de Braga, percebendo o peso e a responsabilidade que ela nos transmite, mas também demonstrando o orgulho que sentimos por sermos parte ativa desta caminhada conjunta. Celebrar o aniversário do nosso clube é celebrar o seu passado e os seus protagonistas. Lembro-me, em especial nestas ocasiões, de muitos desses homens e mulheres que são património eterno da nossa memória coletiva.

Mas hoje, nesta que é uma das casas do Sporting Clube de Braga do futuro, a mensagem que quero transmitir é de orgulho, de esperança e de confiança. Orgulho por fazer parte de um clube tão rico na sua história, mas que assente num presente sólido pode e deve ambicionar a feitos ainda maiores e mais relevantes. Esperança por sentir em cada um dos nossos jovens atletas a paixão e a enorme vontade de serem protagonistas nesta trajetória de crescimento desportivo e social. Confiança por saber que temos reunidas as condições, estruturais e humanas, para alcançarmos todos os nossos objetivos e cumprirmos todos os nossos sonhos.

Todos nós transportamos connosco, volto a referir, uma imensa responsabilidade: honrar a história e fazer do Sporting Clube de Braga um clube cada vez maior e mais vencedor. Não tenho a menor dúvida de que todos os que aqui estamos e de que todos os que formam parte desta enorme família, temos a motivação para concretizar, juntos, um futuro ainda melhor.”