Vitória de Guimarães bate Famalicão e soma terceiro triunfo consecutivo na I Liga

Em Guimarães, a equipa vimaranense adiantou-se no marcador com um golo do escocês Mikey Johnston, aos 21 minutos, e ampliou a vantagem na segunda parte com dois golos do angolano Nélson da Luz.

O Vitória de Guimarães venceu hoje o Famalicão por 3-2, em jogo de encerramento da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, conseguindo o terceiro triunfo consecutivo no campeonato.

Em Guimarães, a equipa vimaranense adiantou-se no marcador com um golo do escocês Mikey Johnston, aos 21 minutos, e ampliou a vantagem na segunda parte com dois golos do angolano Nélson da Luz, aos 56 e 64 minutos, com o Famalicão a reduzir pelo espanhol Alex Millán, que também bisou aos 74 e 83.

O Vitória de Guimarães, que vai em seis jogos seguidos sem perder no campeonato (quatro triunfos e dois empates), subiu ao quinto lugar da I Liga, com 20 pontos, os mesmos do Casa Pia, quarto, e mais um do que o Sporting, enquanto o Famalicão, que vinha de um triunfo, é 14.º, com 10 pontos.

Declarações de Moreno, treinador do Vitória, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo sobre o Famalicão por três bolas a duas:

«A análise que faço ao jogo é uma primeira parte equilibrada, difícil de encontrar espaços. Pelo facto de termos mais bola, mais iniciativa, e de termos marcado acho que o resultado era justo ao intervalo. Depois entrámos bem na segunda parte, marcámos dois golos. Quem pensou que o jogo estava controlado enganou-se. Responsabilidade minha, é uma aprendizagem, e mérito do Famalicão. O jogo nunca está controlado. Não acho que tivesse havido relaxamento da nossa parte, um conjunto de situações, talvez algumas alterações desajustadas. Ganhámos, temos vinte pontos, que é o mais importante. Vamos preparar o jogo em Alvalade com o conforto de ter vinte pontos à 11.ª jornada».

[Preocupado com os últimos vinte minutos ou despreocupado com o facto de lidar bem] «Nem um nem outro. Sou uma pessoa equilibrada. Percebo o jogo, o que pode acontecer. Olhando para o grupo de trabalho, e percebendo de onde vêm os atletas, isto pode acontecer. Se calhar, com um grupo mais experiente isto não acontecia. Não estou alarmado com o final, nem com a entrada fantástica na segunda parte. Errámos contra o Boavista, voltámos a errar hoje, bom é errar com vitórias e ir subindo na tabela. Pode ser que dê tranquilidade para irmos crescendo».

Declarações de João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota famalicense por três bolas a duas:

«Podemos melhorar e obter outros resultados, esse é um problema [reagir bem, mas não conseguir resultados positivos]. Não podemos reagir, como fizemos hoje. Ficava contente era se entrássemos desta forma desde o minuto zero. Não é uma virtude reagirmos a trinta minutos do fim depois de estar a perder por três, claro que é melhor reagir do que não reagir, mas não pode ser apenas uma reação, para sermos melhores temos de entrar daquela forma».

[Iván Jaime] «Esteve muitos meses fora. Está integrado nos trabalhos há poucas semanas. A ideia era tirar uma referência ao central do meio do Vitória e encontrar espaços, criando superioridade no corredor central. As coisas não correram bem, não pelo Iván Jaime, mas porque não conseguimos levar o jogo ao Iván Jaime. A substituição era programada, era difícil fazer mais de 45 minutos, era entrar no limiar da possível lesão».