Iuri Medeiros anotou o golo da vitória sobre o Gil Vicente.


Sporting de Braga aproveitou o empate do FC Porto no Açores diante do Santa Clara e subiu, este domingo, à vice-liderança do campeonato nacional, depois de ter derrotado o Gil Vicente, por 1-0.

Num duelo entre duas equipas em extremos opostos da classificação, a equipa que viajou desde Braga começou melhor neste dérbi minhoto. Aos 9 minutos, Iuri Medeiros isolou Vitinha e avançado rematou para grande defesa do guarda-redes Kritciuk. Na resposta, Henrique Gomes cabeceou com perigo por cima da baliza de Matheus.

A equipa de Artur Jorge pressionava mais e Iuri Medeiros atirou forte para uma defesa apertada de Kritciuk aos 26 minutos, depois de Ricardo Horta ter ficado a centímetros de marcar. Vitinha, aos 27′, obrigou o guardião gilista a nova intervenção complicada.

No final do primeiro tempo, o Sporting de Braga ficou a pedir duas grandes penalidades, uma por falta de Vítor Carvalho sobre Ricardo Horta e outra por alegada mão de Rúben Fernandes na bola, mas João Pinheiro nada assinalou.

Já na etapa complementar, e depois de Matheus ter defendido um remate de Vítor Carvalho aos 50 minutos, Vitinha isolou-se e rematou para uma grande defesa de Kritciuk. Depois, aos 53′, Iuri Medeiros rematou em arco e a bola passou perto da baliza gilista.

O internacional russo que estava a guardar as redes do Gil Vicente voltou a exibir-se a grande nível aos 64 minutos. Ricardo Horta disparou de fora da área e o guarda-redes afastou. Ainda assim, Kritciuk foi incapaz de evitar o golo da vitória do Sporting de Braga aos 67′. Iuri Medeiros recebeu a bola dentro da área, tirou um adversário do caminho e rematou com o pé direito para o fundo das redes.

Apesar de estar em desvantagem, o Gil Vicente não baixou os braços e pressionou o adversário à procura do golo do empate. Nesta altura, foi a vez de Matheus dizer presente e evitar o empate em duas ocasiões já no tempo de descontos. Primeiro, Carraça rematou cruzado e o brasileiro desviou a bola pela linha de fundo. Depois, e num dos últimos lances do jogo, Fran Navarro cabeceou para o coração da área e Rúben Fernandes rematou contra a defesa do Sporting de Braga.

Com este resultado, os arsenalistas sobem ao segundo lugar da classificação, com 25 pontos, ultrapassando o FC Porto (23). Os gilistas mantêm os nove pontos e estão no 16.º posto.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa, após vitória por 1-0 frente ao Gil Vicente:

«Entramos muito fortes na primeira parte, essa era a estratégia, e à procura de fazer golo cedo. Conseguimos dominar toda a primeira parte e criámos muitas oportunidades de golo, mas não fomos tão eficazes como desejaríamos. Acabamos por ter uma fase final sofrida porque só conseguimos a vantagem de um golo. Agradecer aos adeptos que hoje nos ajudaram e ganharam connosco.

[significado do 2.º lugar] O impacto do 2.º lugar é zero. É mais um jogo que ganhámos, justamente, somamos mais três pontos. Felizes pelo 2.º lugar, mas ainda estamos à 11.ª jornada e há muito campeonato pela frente. Ainda com muita margem de progressão e muito trabalho.

[festejos no final do jogo] Dei os parabéns ao Matheus por, mais uma vez, manter a baliza a zero e às vezes parece que não temos esse reconhecimento. Os meus festejos são naturais de quem sofreu para ganhar, não só eu, como toda a equipa. A vitória foi justa, mas com sofrimento na parte final porque não fomos eficazes na primeira parte.

Ivo Vieira, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após derrota por 1-0 frente ao Sp. Braga:

«Não entrámos bem. O Sp. Braga entrou forte, é uma equipa forte por natureza e recheada de bons jogadores. Nos últimos 20 minutos equilibramos mais o jogo, mas nunca conseguimos pegar no mesmo. Na segunda parte entrámos melhor e na altura em que estávamos a ter algum ascendente, levámos com o golo. Os jogadores continuaram a lutar, a esforçar para ter outro resultado, mas não conseguiram.

[lance do golo do Sp. Braga houve protestos dos jogadores] Não faço comentários ao que o árbitro decide. Tenho muito que me preocupar para que possamos ser melhores. Não estamos a ser suficientes para conseguir melhores resultados. A mim preocupa-me isso, em relação à arbitragem vou continuar a não fazer comentários sobre isso.