Hospital oferece um conjunto de consultas médicas e rastreios à população vimaranense. Está instalado no espaço exterior do Paço dos Duques de Bragança.

 

A partir desta quarta-feira e até domingo, 28 de outubro, estão disponíveis consultas e rastreios médicos gratuitos no Hospital de Campanha do Exército, montado no espaço exterior do Paço dos Duques de Bragança. Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito das comemorações do Dia do Exército que prosseguem em Guimarães, com dezenas de atividades. Nota de destaque para a Cerimónia Militar agendada para domingo, às 12h00, no Campo de São Mamede, presidida pelo Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

 

Nas primeiras horas desta quarta-feira, já se registavam perto de meio milhar de consultas agendadas resultante de uma parceria entre o Exército Português, ARS Norte, Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Ave, Hospital de Guimarães e Câmara Municipal. “Trabalhamos de braço dado nesta parceria, no sentido de montar um conjunto de iniciativas para apoiar a população em termos de cuidados de saúde. Durante esta semana, estamos a atender doentes necessitados e aqueles que estão em lista de espera no Hospital de Guimarães, colocando os nossos serviços ao dispor da comunidade e das pessoas de Guimarães”, realçou o Coronel João de Castro, sub-diretor da Divisão de Saúde do Exército.

 

No Hospital de Campanha, a população pode realizar rastreios e consultas, em diversas áreas nomeadamente Oftalmologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ortopedia e Dermatologia.  As consultas e rastreios realizam-se diariamente, até sábado entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h30 às 17h00 e no domingo, entre as 9h00 e as 13h00.

 

O Comandante da Unidade de Saúde, Tenente Amado Campos, conferiu que a estrutura de agrupamento sanitário montada em Guimarães apresenta um módulo de emergência médica e um módulo de consultas. “É uma unidade autónoma com alguns pormenores importantes, como uma farmácia e uma unidade de produção de oxigénio, em sinal de demonstração que é possível montar em qualquer sítio uma unidade de Hospital de Campanha, funcionando em tendas climatizadas, onde temos de tudo o que necessário para um Hospital”, referiu.

 

Na abertura do Hospital de Campanha, a Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira, destacou “a importância da presença do Exército em Guimarães” enaltecendo a “resposta dos vimaranenses” pela adesão às consultas e rastreios, durante a visita a esta Unidade, que contou ainda com as presenças de Carlos Guimarães, diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, João Miranda e Sónia Sousa, da Administração do Hospital da Senhora da Oliveira.

 

As comemorações do Dia do Exército que decorrem em Guimarães até domingo com um programa diversificado e que termina com uma cerimónia militar que será presidida pelo Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.