Investigação culminou em várias buscas domiciliárias e apreensão de diferentes tipos de estupefacientes, dinheiro, telemóveis e material utilizado no tráfico.
Uma operação conduzida pela Guarda Nacional Republicana (GNR) levou à detenção de seis homens suspeitos de envolvimento em tráfico de estupefacientes nos concelhos de Guimarães e Vila Nova de Famalicão. A ação permitiu ainda a apreensão de mais de 18 mil doses individuais de droga, numa das maiores operações realizadas recentemente na região.
A investigação foi desenvolvida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso e culminou com a execução de várias buscas durante os dias de terça e quarta-feira.
Dez buscas realizadas em casas e viaturas
No âmbito das diligências, os militares da GNR realizaram seis buscas domiciliárias e quatro buscas em viaturas, recolhendo provas que sustentam a suspeita da atividade criminosa desenvolvida pelos detidos.
Segundo o Comando Territorial do Porto, a operação permitiu localizar e apreender uma quantidade significativa de diferentes substâncias ilícitas.
Mais de 18 mil doses de droga apreendidas
Entre os produtos estupefacientes apreendidos destacam-se:
- 15.000 doses de cetamina;
- 2.400 doses de canábis resina;
- 600 doses de cocaína;
- 200 doses de cocaína rosa;
- 84 doses de canábis (sumidades);
- 78 doses de MDMA.
A diversidade das substâncias encontradas evidencia a dimensão da alegada atividade de tráfico e a capacidade de distribuição dos suspeitos em vários segmentos do mercado ilegal de droga.
Dinheiro, balanças e material de corte apreendidos
Além dos estupefacientes, a GNR apreendeu diversos elementos normalmente associados à preparação e comercialização de droga.
Entre o material recolhido encontram-se:
- 2.100 euros em numerário;
- cinco balanças de precisão;
- material utilizado para embalamento e corte de estupefacientes;
- sete telemóveis.
As autoridades acreditam que estes objetos poderão constituir prova relevante para o aprofundamento da investigação.
Suspeitos têm entre 29 e 54 anos
Os seis detidos têm idades compreendidas entre os 29 e os 54 anos.
Quatro dos suspeitos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.
Os restantes dois indivíduos foram libertados após serem sujeitos à medida de Termo de Identidade e Residência (TIR), mantendo-se obrigados a comparecer perante as autoridades sempre que forem convocados.
Investigação continua em curso
A GNR não exclui a possibilidade de novos desenvolvimentos no âmbito desta investigação, que visa apurar toda a dimensão da rede de tráfico e identificar eventuais ligações a outros suspeitos ou estruturas criminosas.
A operação contou com o apoio de diversas valências territoriais e de investigação da Guarda Nacional Republicana, reforçando o combate ao tráfico de droga na região do Minho e do Vale do Ave.































