Em 2017, Guimarães foi distinguida com o prémio Melhor Município do Ano em Portugal pela implementação do sistema PAYT no Centro Histórico.

 

A cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2018 realiza-se no próximo dia 16 de novembro, às 17h00, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. A organização cabe à Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e ao Município de Guimarães.

 

Esta quinta edição contou com 56 candidaturas, estando nomeados projetos de 35 municípios para nove categorias e para o grande prémio final. Na cerimónia intervirão o reitor, Rui Vieira de Castro, o coordenador da UM-Cidades, Paulo Pereira e o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança. Esta cerimónia será antecedida da conferência “Como municípios podem contratar transportes públicos e partilhados”, proferida por Robert Stussi.

 

O concurso visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país. A iniciativa foi ganha em 2014 pelo município de Lisboa (projeto “Há Vida na Mouraria”), em 2015 por Vila do Bispo (projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza”), em 2016 pelo Fundão (projeto “Academias de Código”) e em 2017 por Guimarães (projeto “Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães”).

 

Os finalistas nomeados em 2018 são Avis, Coruche, Santarém, Sines (Alentejo); Albufeira, Alcoutim, Loulé (Algarve); Cascais, Lisboa, Mafra, Sesimbra (Área Metropolitana de Lisboa); Arouca, Espinho, Gondomar, Vila Nova de Gaia (Área Metropolitana do Porto); Águeda, Mealhada, Oliveira do Hospital, Seia (Centro); Figueira de Castelo Rodrigo, Idanha-a-Nova, Lousã, Sátão (Centro com menos de 20 mil habitantes); Braga, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Vila Real (Norte); Alfândega da Fé, Armamar, Montalegre, Valpaços (Norte com menos de 20 mil habitantes); Horta, Madalena do Pico, Ribeira Grande, Vilas Praia da Vitória (Regiões Autónomas).