Vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, lança desafio a parceiros privados para a promoção de um evento centrado na gastronomia vimaranense.

 

A iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos” está de regresso a Guimarães, numa parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte e a Câmara Municipal, a decorrer entre os dias 2 e 4 de novembro.

 

Neste fim de semana, os restaurantes aderentes incluem nos seus menus entre o jantar de sexta-feira e o almoço de domingo, o prato selecionado, bem como, a oferta aos clientes de um copo de vinho verde da região, como gesto de “boas vindas”.

 

“Fica evidenciado nesta iniciativa a vontade dos agentes locais em estarem presentes e promover a dinamização do território através da nossa gastronomia”, referiu a Vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, enaltecendo a “oferta de recursos turísticos para competir a nível nacional e internacional”. Guimarães será o ponto de partida para esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Entidade de Turismo do Porto e Norte, com o objetivo de “associar a tradição da gastronomia nas festas Nicolinas e colmatar a sazonalidade”.

 

Assim, em homenagem às Festas Nicolinas, Guimarães traz aos “Fins de Semana Gastronómicos” os Rojões com Papas de Sarrabulho, “refeição obrigatória” na “Noite do Pinheiro”, e ainda as Pataniscas de Bacalhau e as Rabanadas.

 

A Vereadora do Turismo expressou na conferência de imprensa realizada esta terça-feira, 30 de outubro, o “desafio” aos parceiros privados para “apresentarem propostas no sentido de promover um evento centrado na gastronomia vimaranense”.  A par do que aconteceu em edições anteriores, regista-se a participação dos alojamentos, pela disponibilização de um desconto de pelo menos 10%, aos turistas que se identifiquem como clientes do “Fim de Semana Gastronómico” em Guimarães.

 

Em representação da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte, Jorge Magalhães destacou “Guimarães como um destino cada vez mais consolidado” e deu conta de “um projeto único”, aludindo aos “Fins de Semana Gastronómicos” que envolve 78 municípios do em toda a região norte.

 

Nesta edição, a Divisão do Turismo da Câmara de Guimarães registou a inscrição de 24 restaurantes de todo o concelho, mais 17 do que na edição anterior, e 8 Unidades de Alojamento, mais 5 do que na edição anterior.