A Câmara Municipal de Braga aderiu ao movimento internacional “Global Parliament of Mayors” durante o seu encontro anual, que decorreu em Bristol entre os dias 21 e 23 de Outubro. Esta rede reúne cidades dos cinco continentes e é neste momento liderada pela presidente da Cidade do Cabo, na África do Sul, Patrícia de Lille.

Neste encontro estiveram presentes cerca de 100 cidades como Amesterdão (HOL), Dayton (EUA), Columbia (EUA), Bilbau (ESP), Florença (ITA), Sidney (AUS), Palermo (ITA), Varsóvia (POL), Hannover (ALE), Stavenger (NOR), Beira (MOZ), Monróvia (LIB) ou Guangzhou (CHI). No evento participaram também as cidades portuguesas de Viana do Castelo e Sintra, enquanto membros dos Champion Mayors da OCDE.

Ricardo Rio destacou a importância desta rede global de cidades, que permite ter um contacto mais próximo com cidades de todo o mundo. “Braga precisa de estar nestas redes para aprender com os outros, mas também para partilhar o que tem sido feito e desse modo, promover a cidade no exterior”, afirmou o autarca, reforçando que quando se participa nestes fóruns percebe-se que Braga começa a ser falada e mais conhecida no estrangeiro: “Esse é um factor importante na medida em que reforça a nossa capacidade de cooperar com outras cidades em diversos projectos internacionais”.

Este foi o terceiro encontro desta rede global de autarcas e versou temas como as migrações, a segurança urbana, a saúde nas cidades ou a economia social e criativa. Além de cidades, estiveram ainda presentes outras redes, como a EUROCITIES ou Iniciativa da OCDE Champion Mayors, das quais Braga faz também parte.

Ricardo Rio, que participou neste evento pela primeira vez, foi convidado a intervir em nome da Champion Mayors da OCDE num painel sobre o papel das cidades na liderança da economia criativa e social, juntamente com Pete Holbrooke, CEO da Social Enterprise UK.

Braga foi apresentada como um exemplo de boas práticas nesta área, tendo o Edil destacado vários projectos desenvolvidos em Braga, como é o caso da Startup Braga, e enfatizado a forte ligação que existe entre empresas, universidades e a Câmara Municipal.

“A distinção como Cidade Criativa da UNESCO na categoria de Media Arts é também importante para reforçar a ligação entre as empresas, os investigadores e a comunidade artística e acreditamos que, nos próximos anos, Braga vai ganhar ainda mais protagonismo internacional nesta área”, afirmou Ricardo Rio durante a sua intervenção.

A importância do terceiro sector e da inovação social foi outro dos tópicos citados pelo autarca Bracarense. A criação do Hub de Inovação Social, que em breve será uma realidade em Braga, foi realçada por Ricardo Rio “como um exemplo que vai ajudar a avançar e ajudar muitos Bracarenses a fazerem crescer os seus projectos ligados à inovação social, uma área na qual Portugal se tem destacado”.

Durante este encontro, Ricardo Rio teve ainda a oportunidade de intervir em diversas sessões plenários, nomeadamente sobre o papel das cidades na saúde, dando o exemplo de Portugal e mais especificamente de Braga. Um dos projectos abordados foi o Braga a Sorrir, de prestação de cuidados de saúde oral às classes mais desfavorecidas, o Rastreio pediátrico da ambliopia ou o apoio na compra de vacinas para crianças.

No final foi aprovada a declaração do Global Parliament of Mayors que inclui um compromisso para estas cidades trabalharem em conjunto nas áreas da migração, da segurança urbana e na saúde.