Medida preventiva abrange quatro monumentos nacionais tutelados pela Património Cultural, I.P.

O Mosteiro de Tibães, em Braga, encontra-se encerrado ao público até quinta-feira, 7 de agosto, na sequência da situação de alerta decretada pelo Governo face ao risco muito elevado de incêndios rurais em grande parte do território continental.

A decisão, anunciada pela Património Cultural, I.P., abrange ainda outros três monumentos: a Área Arqueológica do Freixo (Marco de Canaveses), a Citânia de S. Luzia (Viana do Castelo) e o Santuário de Panóias (Vila Real).

De acordo com a nota oficial publicada no site do instituto público, o encerramento está diretamente relacionado com o agravamento das condições meteorológicas e pretende garantir a segurança de visitantes e preservar o património em zonas de elevada sensibilidade florestal.

A medida vigora desde domingo, 3 de agosto, até ao final do dia de quinta-feira, 7 de agosto, coincidindo com a duração do alerta nacional.