Cerca de três dezenas de cidadãos brasileiros, que viviam na cidade de Braga e noutras da região minhota regressaram ontem a São Paulo, no Brasil, a partir do aeroporto Sá Carneiro, do Porto, num voo da TAP fretado pelas autoridades brasileiras. No avião, que levantou às 14:00, voaram mais de duas centenas de cidadãos do país-irmão. E há, ainda, cerca de mil brasileiros que aguardam repatriamento.

Um dos regressados, que solicitou o anonimato, disse a O MINHO que com a crise da covid-19 e o fecho das atividades económicas a vida tornou-se impossível: “ficámos sem emprego e sem apoios. Eu e a mulher… Como não se sabe quanto tempo isto irá durar resolvemos regressar, porque no Brasil sempre temos a nossa família”, afirmou.

O imigrante diz que não sabe se vai regressar a Portugal. “O mais certo é ficar por aqui [Brasil], em Portugal as coisas estão difíceis, e o aluguer [renda] de casa é muito caro”, referiu.

O governo do Brasil fretou à TAP seis voos de repatriamento de cidadãos que se encontram em Portugal, para se realizarem este mês, no valor de 1,4 milhões de euros.