Época balnear não arranca em Maio mas pode começar a 1 de Junho

A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que cita a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Segundo a APA a próxima época balnear “mais exigente e segura, para banhistas e entidades envolvidas, atendendo ao facto de estar em causa a saúde pública e uma atividade de lazer essencial para o verão que se aproxima, tanto em termos da sanidade mental da população como da economia”.

O início da época balnear está condicionado, primeiro ao levantamento do estado de emergência, depois às determinações governamentais sobre o regresso à atividade, bem como às orientações da Direção-Geral da Saúde, e por último à elaboração de regras bem definidas de funcionamento destes espaços.

Nesta quarta-feira a APA vai renir com as entidades com jurisdição no espaço marítimo para a elaboração da proposta de portaria que vai definir a época balnear de 2020. O principal desafio será o de “garantir que a fruição das zonas balneares não configure um veículo de contaminação, devendo avaliar-se as condições de segurança necessárias aos banhistas, compromisso também no quadro de orientações comunitárias”, avança a Agência Portuguesa do Ambiente ao JN.