Avaria técnica provocou aglomerados no Hospital de Braga

Uma avaria técnica provocada por um corte de energia provocou atrasos na admissão de utentes para os meios complementares e de diagnóstico (imagiologia), esta manhã de quinta-feira, no Hospital de Braga, levando ao aumento da fila e aglomeração de pessoas, contra as indicações expressas das autoridades face à pandemia de covid-19.

Segundo afirmou um dos utentes a O MINHO, durante algum tempo, não foram cumpridas as regras de distanciamento social na fila, com vários utentes a ficarem praticamente ‘encostados’ enquanto esperavam que a fila avançasse.

“A fila para a realização de exames na imagiologia era extensa e sem qualquer norma”, disse a mesma fonte, versão corroborada por outras testemunhas no local.

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

A situação foi pontual, mas caótica durante alguns minutos, provocando ainda outros problemas, como os doentes oncológicos que esperaram mais de duas horas por uma consulta de grupo sem terem onde se sentar.

O MINHO expôs a situação à administração do Hospital de Braga que garantiu, via email, que a situação foi pontual e deveu-se a uma avaria técnica.

“Esta manhã o Hospital de Braga sofreu uma paragem no sistema informático, motivado por um corte de energia, que provocou atrasos na admissão dos utentes para os meios complementares de diagnóstico e terapêutica”, confirmou a unidade hospitalar.

“No sentido de evitar aglomeração de pessoas houve uma rápida intervenção dos profissionais do hospital com vista a assegurar o distanciamento social entre utentes”, assegura, reforçando que a “situação ocorrida foi pontual e rapidamente resolvida”.