Festival de Folclore, este domingo, na Praça Dr. Guilherme de Abreu

Este domingo, dia 12 de agosto, a Praça Dr. Guilherme de Abreu vai acolher o Festival de Folclore, promovido no âmbito do projeto “ Sentir Vieira”. O momento vai ser de festa e de alegria e tem por objetivo dar a conhecer os nossos costumes e tradições, que vão desde os trajes às danças e aos cantares do nosso povo.

O Festival de Folclore tem início, pelas 15h00, com a concentração dos 6 Ranchos participantes na parte da tarde no certame junto do Posto de Turismo, seguindo-se, pelas 15h30, o desfile dos mesmos pela Avenida Barjona de Freitas até à Praça Dr. Guilherme de Abreu, local onde vai decorrer o certame.

Neste festival vão participar 10 ranchos folclóricos, uns da parte da tarde, a partir das 16h00, nomeadamente: Associação Cultural e Recreativa “ A Mocidade dos Anjos”; Rancho Folclórico Os Carvoeiros da Enxabarda – Fundão; Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “ Os Ceifeiros de Cantelães ”; Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos – Penafiel; Grupo Etnográfico Rusga de Joane – Famalicão; Rancho Folclórico S. João Baptista do Mosteiro.
Os restantes serão à noite, a partir das 21h00: Grupo Recreativo e Folclórico de Pandozes; Rancho Folclórico Cultural e Recreativo de São Miguel do Monte – Fafe; Grupo Folclórico “Os Passarinhos da Ribeira” e Grupo Folclórico da Universidade do Minho.

Com este evento, a Autarquia Vieirense tem por missão preservar e divulgar as tradições, cantares e danças típicas, bem como estimular o interesse e orgulho dos jovens pelas suas raízes culturais.