Tecnológica quer colaborar com o Governo na Estratégia Digital Nacional e já apoia empresas e entidades públicas portuguesas com soluções de IA, segurança e produtividade.

A Google Cloud anunciou esta quarta-feira, no evento Google Cloud Day, em Lisboa, a disponibilização do seu portfólio de ‘cloud’ soberana em Portugal, posicionando-se como parceira estratégica para responder às exigências da Estratégia Digital Nacional (EDN), aprovada pelo Governo em dezembro.

De acordo com Sofia Marta, ‘country manager’ da Google Cloud Portugal, esta solução tecnológica está em “constante evolução” e procura satisfazer as necessidades de organizações públicas e privadas, incluindo infraestruturas otimizadas para inteligência artificial (IA), ferramentas de produtividade, e kits para desenvolvimento de agentes inteligentes.

Em declarações à Lusa, à margem do evento que decorre no Convento do Beato, a responsável salientou que a ‘cloud’ soberana é um tema prioritário, sobretudo no contexto da União Europeia, onde a proteção de dados, soberania digital e segurança geopolítica ganham relevância crescente. A solução da Google recorre a chaves de encriptação próprias e garante controlo regional dos dados, fator essencial para setores como a Defesa, onde já são utilizadas versões totalmente isoladas da cloud global da empresa.

Questionada sobre a possibilidade de a Google Cloud ser uma das fornecedoras na implementação da estratégia nacional, Sofia Marta respondeu:

“Claro que sim. […] Queremos ser uma organização que vai ajudar os Estados — neste caso, Portugal — a suprir esta necessidade. Muito gostaríamos que esse caminho fosse feito connosco.”

A EDN e o Plano de Ação 2025-2026, aprovados em dezembro de 2024, prevêem precisamente a definição e implementação de uma ‘cloud’ soberana nacional, com o plano de desenvolvimento previsto para este ano.

Tradução em tempo real no Google Meet e outros avanços

Durante o evento, a Google anunciou ainda a chegada a Portugal da funcionalidade de tradução de voz em tempo real no Google Meet, com suporte inicial para inglês-português-inglês, mantendo o tom e ritmo da voz original. Esta funcionalidade será disponibilizada nas próximas semanas.

A tecnológica apresentou também vários casos de adoção das suas soluções por empresas e entidades públicas portuguesas, revelando o impacto da transformação digital apoiada na sua plataforma:

  • Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais (CSTAF): uso do NotebookLM para apoio à análise judicial.
  • Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira: desenvolvimento de um chatbot educativo com o Google AI Studio.
  • ULS Coimbra: integração do Google Workspace com Gemini para modernização de processos clínicos.
  • Sonae MC: implementação do Google SecOps Enterprise Plus para reforço da segurança digital.
  • Caixa Geral de Depósitos: aceleração da transformação digital no setor bancário com o apoio da Google Cloud.
  • NOS: desenvolvimento de um Centro de Excelência na Cloud desde 2020.
  • Sogrape: modernização da plataforma de dados e adoção de IA para otimização de decisões de negócio.
  • Super Bock: utilização de BigQuery e Vertex AI para transformar dados em insights comerciais e explorar novos mercados.

Com estas medidas, a Google Cloud reforça o seu papel na transição digital do país e alinha-se com os objetivos europeus de soberania digital e proteção de dados, numa altura em que o debate sobre a localização e controlo da informação assume uma importância estratégica crescente.