O terceiro Estado de Emergência teve início às 00h00 do dia 18 de abril.
Já foram detidas 83 pessoas por desobediência e encerrados 187 estabelecimentos neste terceiro Estado de Emergência, até às 17 horas de hoje, de acordo com um comunicado do Gabinete do Ministro da Administração Interna, divulgado este domingo. A renovação da Emergência teve início às 00h00 do dia 18 de abril.
Dos detidos, 29 registaram-se por “desobediência à obrigação de confinamento obrigatório”, “39 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, cinco por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos, um por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho, três por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços e seis por resistência/coação.”
“No mesmo período, foram encerrados 187 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas”, é ainda acrescentado.
De recordar que no primeiro período de Emergência – entre os dias 22 de março e 2 de abril – “registaram-se 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais”.
Já no segundo – entre 3 e 17 de abril – “registaram-se 184 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 432 estabelecimentos comerciais”.
Este domingo, os dados revelados pela Direção-Geral da Saúde sobre a incidência do novo coronavírus em Portugal davam conta de que o novo coronavírus já matou 903 pessoas e infetou 23.864. Quanto ao número de recuperados é, até à data, de 1.329.