Uma equipa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai começar a realizar testes de despistagem ao Covid 19 na Unidade de Microbiologia Aplicada [UMA] após os mesmos terem sido validados pelo Instituto Ricardo Jorge. O Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor vai visitar as instalações do Laboratório dia 27 de abril, pelas 16h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC,. O Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, vai ainda anunciar as linhas gerais do Plano de Reativação das atividades da Instituição.

Uma equipa da Unidade de Microbiologia Aplicada, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, constituída por 10 elementos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior Agrária, entre docentes, técnicos e investigadores testou com sucesso a realização de testes de despistagem ao Sars 2 Cov, designado por Covid 19. Perante o desafio lançado para que o IPVC, através da Unidade de Microbiologia Aplicada, se juntasse a esta iniciativa, de carácter nacional, foram necessárias cerca de duas semanas para que todos os ajustes e adaptações fossem efetuadas, desde formação específica aos recursos humanos que estão envolvidos, aos procedimentos estabelecidos no âmbito do protocolo desenvolvido pelo Instituto de Medicina Molecular e aquisição dos materiais de proteção e reagentes necessários. “Houve uma transformação em cerca de duas semanas, que passou por uma definição do novo layout do laboratório, tendo o mesmo sido esvaziado, ficando apenas o mínimo de equipamento necessário. Foram feitas as aquisições imprescindíveis para realizar este teste em particular. Fizemos e testamos os procedimentos adaptados à realidade do IPVC. Foram feitas algumas simulações para que toda a equipa envolvida neste processo se sentisse confortável com toda a parte técnica nomeadamente no que diz respeito às normas segurança”, explicou o coordenador da UMA e do grupo de trabalho aos testes de despistagem ao Covid 19 no IPVC, Paulo Fernandes.

Depois de toda a parte técnica e de adaptação é que o grupo de trabalho da UMA passou para a fase de validação de amostras. “Só depois de todo este processo é que entramos na fase de validação e efetuado ensaios, fase essa que ficou concluída, no passado dia 21, tendo na passada quinta-feira, dia 23 de abril, chegado a confirmação por parte do Instituto Ricardo Jorge, de que estávamos aptos para efetuar estes testes”, realçou o coordenador da equipa. Paulo Fernandes explicou que receberam “uma série de amostras negativas e positivas tendo sido efetuados testes no laboratório do IPVC. As amostras foram depois enviadas novamente para o Instituto Ricardo Jorge que verificou a metodologia utilizada, reagentes e equipamentos. O Instituto Ricardo Jorge repetiu os mesmos testes às referidas amostras e houve uma correspondência a 100 por cento nos resultados, um fator determinante para que ficássemos aptos a realizar os testes na UMA”.   Objetivo será a realização de 180 testes diários Inicialmente e por questões de segurança, revela o coordenador da UMA “começarão a ser realizados “cerca de 40 a 50 amostras diárias, ou seja, metade da capacidade inicial do laboratório sendo o objetivo chegar até às 180 amostras por dia. Mas as coisas têm de ser feitas com segurança, mas acreditamos que ao final de alguns dias estaremos nas 180 amostras diárias”.   Unidade de Microbiologia Aplicada [UMA] Criado em 2005, com o apoio do Programa Operacional para a Região Norte, através da Ação Integrada de Base Territorial para o Minho-Lima, os principais objetivos deste laboratório visam reforçar a competitividade do tecido empresarial da esfera geográfica abrangida, através da forte contribuição do maior centro de formação do Alto Minho, o IPVC.  A UMA IPVC, estrutura integrada no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], renovou a acreditação dos métodos de ensaios que já tem acreditados. Com a extensão da Acreditação conta já com 17 ensaios Acreditados na área da Microbiologia. 

Ao nível da atividade que é desenvolvida na UMA “o Laboratório de Microbiologia da UMA possui todas as infraestruturas para confinamento de segurança biológica adequado, existindo um ambiente controlado em pressão atmosférica, humidade, temperatura e esterilidade do ar.” É um Laboratório de Ensaios que desenvolve atividades nas áreas da microbiologia de águas e de alimentos, sendo na região minhota o único laboratório a disponibilizar ensaios acreditados na área da microbiologia de alimentos.   Presidente do IPVC apresenta linhas gerais Plano de Reativação das Atividades da Instituição   Esta segunda-feira o Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, apresentar as linhas Gerais do Plano de Reativação da Instituição que se encontra com a atividade letiva presencial suspensa. As aulas e todos os serviços têm funcionado na sua totalidade, mas em sistema online. Desde o início da Pandemia que são vários os projetos e iniciativas que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem desenvolvido de forma a auxiliar no combate aos efeitos provocados pelo Covid 19. Desde a instalação de um centro Drive Thru, na Escola Superior de Saúde, a produção de viseiras por docentes e estudantes de várias escolas, o desenvolvimento de um protótipo de um ventilador, serviços de apoio de psicologia online, desporto online, promovido pelos estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer, apoio aos idosos através do projeto dos estudantes de gerontologia -Janelas Convida, da Escola Superior de Educação, ao grupo de voluntários de toda a comunidade do IPVC em diversas ações.