O Município de Braga entregou hoje kits de proteção animal aos Bombeiros Voluntários de Braga, PSP, GNR, Polícia Municipal, Proteção Civil e Gabinete Veterinário Municipal. A iniciativa, que teve a presença de Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, representou um investimento municipal de nove mil euros. O kit abrange diversos equipamentos, como leitor de microchip, boxes transportadoras, jaula de contenção, jaula de captura, laço de contenção, pinças para serpente, pinça de imobilização de gatos, açaimes, coleiras, trelas e luvas de proteção contra mordeduras.

Segundo Altino Bessa, a colaboração entre todas estas entidades “é crucial para melhorar a proteção animal no concelho e garantir a segurança e cuidado aos animais mais vulneráveis”. O vereador destacou a importância dos kits, afirmando que eles proporcionam melhores ferramentas e equipamentos para lidar com situações de emergência animal. Altino Bessa expressou satisfação pela adesão das entidades ao esforço acrescido do Município na defesa do bem-estar animal e da saúde pública. Ele ressaltou a importância do trabalho em rede, enfatizando que é essencial para o sucesso das políticas desenvolvidas.

O vereador também recordou diversas iniciativas do Município na área do bem-estar animal, como o programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), o socorro animal, a criação do programa ‘Escola Amiga dos Animais’, o regulamento do bem-estar animal e a instituição da figura do Provedor Animal.