Está em preparação um programa especial para celebrar os 140 anos do Funicular do Bom Jesus.

O funicular do Bom Jesus de Braga encontra-se em destaque na edição do mês de agosto da revista National Geographic-Portugal. Trata-se de uma abordagem que visa explicar aos leitores o funcionamento desta peça de arqueologia industrial. 

A Confraria do Bom Jesus do Monte, destaca a «infografia, de uma qualidade excecional, que apresenta ao pormenor o funcionamento do funicular». 

«Sendo fiel a todos os pormenores técnicos, permite ao leitor adquirir um conhecimento único do modo de funcionamento do funicular», afirmam.

O presidente da Confraria do Bom Jesus, Cónego Mário Martins, mostrou-se muito satisfeito pelo interesse desta prestigiada revista no elevador do Bom Jesus, quando estamos a poucos meses da celebração do 140.º aniversário da inauguração do funicular.

O presidente da confraria revelou que a confraria do Bom Jesus está a preparar um programa especial para celebrar os 140 anos do Funicular do Bom Jesus. 

Tratando-se de um momento histórico que deve ser comemorado com a devida dignidade a Confraria do Bom Jesus adianta que está já a elaborar o programa para celebrar esta efeméride. Tratando-se de uma iniciativa que diz respeito a todos os bracarenses, a Confraria acrescenta que o programa se encontra  à participação de todos, ficando, desde já, o convite à apresentação de ideias (atividades) para incluir mesmo.

«Este museu vivo conhecido em todo o mundo continua a destacar-se», refere o presidente da confraria, «não só por ser o mais antigo do mundo em funcionamento neste sistema de contrapeso de água, mas porque continua a ser um meio de transporte 100% sustentável»

O Cónego Mário Martins revelou ainda que é intenção da Confraria do Bom Jesus realizar algumas obras de requalificação do apeadeiro inferior deste funicular.