A GNR deteve 25 pessoas, a maioria por condução sob o efeito do álcool, e detetou 87 infrações rodoviárias no distrito de Viana do Castelo, indica o balanço semanal da Guarda Nacional Republicana.

Entre os motivos que levaram à detenção de 25 pessoas, entre os dias 3 e 19 de setembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo destaca 10 por condução sob o efeito do álcool, sete por detenção ou tráfico de armas proibidas e quatro por condução sem habilitação legal.

Na área de fiscalização do trânsito foram detetadas 87 infracções, com destaque para a condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei (19), seguida de 13 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, oito por uso indevido do telemóvel durante a condução, sete por falta de inspeção periódica e três infrações relacionadas com tacógrafos.

Foram também apreendidas oito doses de cocaína, cinco doses de haxixe, cinco doses de liamba, duas doses de MDMA, uma arma de fogo, uma arma de ar comprimido, uma arma branca, dois bastões e um aerossol de defesa.

A GNR registou ainda dois feridos graves e 10 feridos ligeiros em 40 acidentes rodoviários.