Na próxima segunda-feira, em reunião executiva, a Câmara Municipal de Braga vai analisar a transferência de aproximadamente 770 mil euros para a realização de obras em diversas freguesias do concelho. Esses apoios serão concedidos através de contratos interadministrativos de delegação de competências e apoios diretos.

No âmbito dos apoios diretos, destacam-se transferências de fundos, como 336.278,63 euros para a requalificação do adro e do parque da Igreja de Merelim São Pedro e 300 mil euros para a ampliação do cemitério na freguesia de Tadim. A Junta de Adaúfe receberá um apoio de 24.541,92 euros para trabalhos num terreno adjacente à rua do Parque Industrial de Adaúfe, enquanto a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe terá um financiamento de 19.525,09 euros para intervenções na Piscina de Dume.

Outros apoios incluem 11.448,00 euros para a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves requalificar a rotunda da rua Frei José Vilaça (Igreja de Ferreiros); 9.024,01 euros para a União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães financiar o projeto do Centro de Atividades de Lamaçães; 8.878,02 euros para a União de Freguesias de Lomar e Arcos instalar ar condicionado na EB1 e no refeitório do JI de Arcos; e 6.960 euros para a Junta de Freguesia de Tadim criar um espaço verde no loteamento da Rua da União.

Outros apoios são destinados a intervenções em piscinas, como os 5.546,81 euros para a União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, 5.212,19 euros para a União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, e 3.309 euros para a União de Freguesias de Guisande e Oliveira S. Pedro. Além disso, várias outras freguesias receberão apoios para diversas obras e melhorias, conforme detalhado no comunicado oficial da Câmara Municipal.

No que diz respeito aos contratos interadministrativos de delegação de competências, serão apreciadas propostas de atribuição de montantes específicos a diversas freguesias para a realização de obras e projetos específicos.