O  teletrabalho será obrigatório durante o mês de maio, anunciou esta quinta-feira o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

“Já no próximo dia 4 de maio os portugueses continuarão a manter um dever cívico de recolhimento que implica que as nossas deslocações devam ser limitadas ao conjunto de atividades que nesta nova fase serão reconhecidas”, começou por afirmar o ministro da Economia. “Iremos permitir a reabertura do comércio a retalho e dos estabelecimentos de prestação de serviços com área até 200 metros quadrados e acesso direto para a rua.

Iremos também permitir a abertura de livrarias, stands de automóveis e barbearias e dos cabeleireiros. Manteremos durante todo o mês de meio a obrigatoriedade de teletrabalho”, apontou Siza Vieira, um regime que será levantado gradualmente em junho se “as condições o permitirem”. Nos transportes públicos – com capacidade limitada -, vai ser obrigatório o uso de máscaras, o mesmo de aplica para os locais de trabalho onde tal se justifique, como os espaços comerciais. Os serviços públicos dedicados também vão reabrir no dia 04 de maio, mas só no final do mês será avaliada a possibilidade para a reabertura das lojas do cidadão. Quanto a cafés e restaurantes, na segunda quinzena de maio vai ser avaliada a sua reabertura terão uma lotação máxima de 50% e cuidados especiais para os consumidores. Nesse período vai ser permitida a reabertura dos espaços comerciais até 400 metros quadrados e até ao final do mês, os centros comerciais.