Nilson Miguel e Telma Pereira são os Embaixadores do Europeu Universitário de Futsal

Atletas internacionais com ligação à Universidade do Minho escolhidos para inspirar os participantes da competição que decorre de 15 a 23 de julho em Braga.

A Universidade do Minho, através da Associação Académica e dos Serviços de Acção Social, vai organizar entre os dias 15 e 23 de julho o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, uma prova que envolverá a participação de 28 equipas provenientes de 15 países, num total de mais de 800 pessoas envolvidas. Esta é uma organização de grande dimensão, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Federação Portuguesa de Futebol, e foi reconhecida pelo Governo como um Evento de Interesse Público.

Com o objetivo de promover a competição e inspirar os participantes, o Comité Organizador desafiou dois estudantes atletas a dar a cara pelo evento. A escolha masculina recaiu sobre o fixo Nilson Miguel, sendo que a pivot Telma Pereira será a embaixadora feminina. Os dois atletas representam um bom exemplo de conciliação do desempenho académico com o sucesso desportivo, evidenciando o trabalho de valorização das carreiras duais levado a cabo na Universidade do Minho.

Nilson Miguel é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e frequenta atualmente o mesmo mestrado na Universidade do Minho. Representa a equipa do SC Braga/AAUM desde janeiro de 2014, atividade que atualmente concilia com as funções que exerce na Divisão de Recursos Humanos dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho. Foi campeão nacional universitário em 2015, 2016 e 2018 e participou em três campeonatos europeus universitários em Poznan, Zagreb e Coimbra. É um dos 14 atletas que em fevereiro de 2018 se sagraram Campeões Europeus de Futsal.

Telma Pereira é atleta do Nun’Álvares/IESFafe e foi a capitã da seleção portuguesa que se sagrou campeã olímpica em futsal feminino, nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018. Estudante na Universidade do Minho, está no 1.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, integrou a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho que se sagrou campeã nacional universitária no passado mês de maio, em Guimarães e vai participar no seu primeiro Europeu Universitário.

A competição terá como palcos o Complexo Desportivo da Universidade do Minho, o Altice Fórum Braga e o Pavilhão Municipal de Lamaçães.