A TAP vai retomar a atividade – interrompida pela pandemia da Covid-19 – com 71 rotas a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e com apenas três com partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Companhia aérea vai ter também voos regulares para o Rio de Janeiro e para São Paulo, além de para Paris e Londres, e deixar de voar apenas entre Lisboa e os dois arquipélagos.

O Porto terá, aliás, somente mais um voo do que o previsto para o aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores. A disparidade no número de rotas verificada nas infraestruturas aeroportuárias de Lisboa e Porto vai ao encontro, soube o JN, de um documento elaborado pelos responsáveis da companhia aérea portuguesa que define, para este ano, uma redução de 63% dos voos com origem no Sá Carneiro.

Tal plano comprova os receios evidenciados, ao longo dos últimos dias, por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e Nuno Botelho, líder da Associação Comercial do Porto.

Reservas disponíveis

A informação foi revelada, na quinta-feira, por dois sites especializados. A Presstur, uma agência de notícias sobre viagens e turismo, avançou que a TAP “já tem nos sistemas de reservas um calendário de “desconfinamento” das suas operações entre 18 de maio e 4 de julho”. Um plano que, confirma a routesonline, inclui 71 rotas a partir de Lisboa, entre as quais as que ligam a capital portuguesa a Nova Jérsia (Estados Unidos), a São Vicente (Cabo Verde), a Belo Horizonte (Brasil) ou a Toronto (Canadá).

Já os voos a partir do Porto chegarão unicamente a três destinos: Funchal, Londres (Inglaterra) e Paris (França). O Aeroporto Francisco Sá Carneiro disponibilizará, nos próximos três meses, apenas mais uma rota do que o aeroporto de Ponta Delgada, de onde partirão aviões para Boston (Estados Unidos) e Toronto.