As sociedades de garantia mútua aprovaram operações de financiamento no valor de 4,3 mil milhões de euros no âmbito das linhas de crédito, quase 70% do total disponível.

As linhas de crédito destinadas a apoiar as empresas afetadas pela pandemia estão quase esgotadas. As sociedades de garantia mútua aprovaram operações de financiamento num valor global superior a 4 mil milhões de euros, dos 6,2 mil milhões disponíveis, esgotando duas das quatro linhas, incluindo a principal. Sobram as linhas destinadas ao turismo e à restauração.

Os dados foram avançados pela SPGM – Sociedade de Investimento, entidade que coordena o Sistema Português de Garantia Mútua e que gere as linhas lançadas pelo Governo no contexto da pandemia. Ao todo, a SPGM registou 43 mil candidaturas, das quais 83% são de micro ou pequenas empresas.

As operações aprovadas correspondem a um valor total de 4,3 mil milhões de euros, o que representa quase 70% da dotação disponível.

Em causa estão quatro linhas de crédito garantido pelo Estado, com uma dotação total de 6,2 mil milhões de euros: a principal, destinada a todos os setores de atividade económica, de 4,5 mil milhões; o turismo conta com uma linha de 900 milhões para empreendimentos e alojamentos e outra de 200 milhões para agências de viagens e empresas de animação turística; e a restauração tem uma linha de 600 milhões.

Tendo em conta o volume de candidaturas, e para garantir a análise das operações e a avaliação dos plafonds disponíveis, a SPGM decidiu “suspender temporariamente a entrada de candidaturas nas sociedades de garantia mútua”. Após a avaliação, concluiu que “duas linhas específicas já atingiram, com as operações entradas, o montante máximo protocolarmente definido para as mesmas”.

Assim, a linha de apoio à atividade económica, de 4,5 mil milhões, foi encerrada, bem como a linha destinada às agências de viagens. “Relativamente às operações entradas nas sociedades de garantia mútua, e ainda em processo de análise, as mesmas serão decididas e aprovadas até ao plafond total estabelecido por linha específica”, esclarece a SPGM.

As outras duas linhas, destinadas aos empreendimentos e alojamentos turísticos e à restauração, “continuam disponíveis e a aceitar candidaturas”. O Negócios questionou a SPGM sobre qual o montante ainda disponível nestas linhas, mas não obteve resposta.

O Negócios questionou ainda o Ministério da Economia sobre se o Governo pretende alargar a dotação total das linhas, mas também não obteve respostas. Portugal tem autorização da Comissão Europeia para conceder garantias estatais a linhas de crédito até ao valor total de 13 mil milhões de euros.