No caso da eletricidade quase metade do preço representa o valor dos impostos, de acordo com o Eurostat. Ainda assim, o preço da eletricidade em Portugal registou a terceira maior queda da UE.

Portugal tem a 4.ª luz e gás mais caros da Europa, em termos de poder de compra, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, esta quinta-feira. Ainda assim, o preço da eletricidade em Portugal registou a terceira maior queda da UE.

No segundo semestre do ano passado, as famílias portuguesas pagaram, em média, 21,8 euros por 100 kWh de eletricidade, segundo o gabinete de estatística da UE. A média da UE é de 21,6 euros e a da zona euro é de 22,8 euros. 

Quanto ao gás, as famílias pagaram em média 7,8 euros por 100 kWh de gás, no mesmo período, valor que compara com os 7,2 euros pagos na UE e 7,7 euros na zona euro, de acordo com o relatório do Eurostat.  

“Em média, os preços da eletricidade para as famílias na UE de 27 Estados-membros aumentaram para 21,6 euros por 100 kWh. Isto representa uma subida de 1,3% entre o segundo semestre de 2018 e o segundo semestre de 2019”, adianta o gabinete de estatísticas. 

Os países onde os preços da luz e do gás são mais caros são a Roménia e Espanha, respetivamente, também em termos de poder de compra das famílias. 

Quase metade do preço em Portugal são impostos

Os dados do Eurostat revelam ainda que a fatia de taxas e impostos no preço da eletricidade em Portugal ascende a 49%, o que significa quase metade do valor. No caso do gás, os impostos representam 24% da fatura, segundo o mesmo relatório. 

Ainda assim, Portugal foi o terceiro país com a maior descida do preço da eletricidade no 2.º semestre do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2018: