A CIM Cávado e a Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) assinaram esta Segunda-feira, dia 2 de Julho, o acordo de cooperação que prevê a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado.

Melhorar o serviço prestado aos munícipes e a todos os cidadãos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e comunitário é o objectivo desta Rede que envolve os seis Concelhos da CIM Cávado (Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde).

Para Ricardo Rio, presidente da CIM Cávado e Autarca de Braga, a criação desta Rede Intermunicipal de Bibliotecas “é uma oportunidade única para melhorar o relacionamento entre as bibliotecas de cada um dos territórios do Cávado e para permitir um contacto cada vez regular dos cidadãos com a leitura, com a cultura e com a informação”.

“A constituição desta rede não resulta de nenhuma imposição dos poderes políticos ou de uma oportunidade particular de financiamento comunitário, mas sim da vontade de colaboração entre os concelhos da CIM”, frisou Ricardo Rio na cerimónia que contou com a presença do director da DGLAB, Silvestre Lacerda, e dos Autarcas que integram esta Comunidade Intermunicipal.

A constituição desta rede implica a qualificação dos serviços das bibliotecas públicas, através de acções de disponibilização e actualização dos diferentes recursos e serviços, de forma cooperativa, articulada e em rede, de modo a consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores, com interesses e necessidades diferenciadas.