Autoridades conseguiram resgatar a equipa de futebol infantil presa numa gruta inundada há nove dias.

As equipas de resgate tailandesas conseguiram encontrar com vida as 12 crianças e um adulto desaparecidos numa gruta na Tailândia há nove dias.

Segundo a Reuters, tal como as autoridades previram, a equipa de futebol infantil resguardou-se numa zona central da gruta quando todas as saídas ficaram inundados pela chuva.

Ao longo dos últimos dias, centenas de operacionais, incluindo soldados norte-americanos e mergulhadores britânicos, recorrerem a 20 bombas de extração para tentar reduzir o nível da água, tarefa dificultada pelo temporal que assola a região.

Foram atiradas caixas com alimentos e telemóveis para vários poços da gruta, mas não houve qualquer contacto posterior com os desaparecidos.

Depois de mais de uma semana na escuridão, as vítimas podem ter problemas oculares e pulmonares, pelo que retirada está a ser estudada por vários hospitais da região.

Os doze menores, entre 11 e 16 anos, e um jovem de 25 anos, treinador da equipa, ficaram presos nesta gruta Tham Luang Nang Non, no norte da Tailândia desde o dia 23 de junho.

Esta é a quarta maior gruta da Tailândia, com dez quilómetros de comprimento e sujeita a frequentes mudanças de maré.