20 detidos e 60 multados por não usarem máscara nos transportes

Foram ainda detetadas quase 1.700 situações de incumprimento do uso obrigatório de máscaras

Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, esta sexta-feira, que desde que entrou em vigor o estado de calamidade no país, a PSP e a GNR detiveram 20 pessoas por crime de desobediência.

Destas duas dezenas de detenções, 14 foram levadas a cabo por “desobediência à obrigação de confinamento”, duas por “desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos”, uma “por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho” e três por “resistência ou coação”.

Em comunicado, a tutela revela também que, até ao final do dia de ontem, foram aplicadas “60 coimas por incumprimento do uso obrigatório de máscaras ou viseiras” em transportes públicos, sendo que estas multas podem ir dos 120 aos 350 euros. 

Ainda segundo o ministério liderado por Eduardo Cabrita, foram também “detetadas 1.698 situações de incumprimento do uso obrigatório de máscaras ou viseiras em espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços”.

Por fim, as autoridades ainda encerraram, durante o mesmo período, “262 estabelecimentos” e suspenderam “51 atividades por incumprimento das normas definidas”.

Enaltecendo a “adesão generalizada dos portugueses às medidas impostas”, o MAI reitera “o apelo ao escrupuloso cumprimento dessas orientações”.