A conservatória distrital de Braga só registou dois casamentos durante o mês de abril, menos 163 do que no período homólogo do ano passado. No concelho de Braga, não se registou qualquer casamento. Os dados são avançados na edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias,

São milhares de casamentos adiados, milhares de empresas paradas, milhares de postos de trabalho em risco num setor “devastado e que movimenta mais de 4 mil milhões de euros”, segundo o empresário. Daí as empresas que atuam no mercado dos casamentos reclamaram medidas urgentes que regulem a sua atividade para poder voltar a trabalhar e desesperam por uma palavra do Governo.

80% concelhos de Portugal (246), não registaram qualquer casamento em abril, registando-se, a nível nacional, uma quebra de 94%. Em abril de 2019 foram registados 1.943 casamentos, com o número a descer no mês passado para 112.

Para avaliar o verdadeiro impacto da pandemia neste sector, a BestEvents e a revista ‘I Love Brides’ elaboraram um inquérito junto das empresas que trabalham no universo “wedding” para demonstrar o real valor que esta indústria representa para a economia nacional.

Este estudo baseia-se numa amostra de 257 empresas dos diversos sectores que actuam neste mercado e decorreu entre os dias 30 de abril e 6 de maio. Participaram empresas de ourivesarias; espaços; catering; cake designers; wedding planners, fotografia e videografia; decoração; convites e lembranças; vestuário para noiva e acessórios; vestuário para o noivo e acessórios; cabelo e make-up; ramo da noiva; animação; aluguer de viaturas; e lua-de-mel.

O primeiro dado aponta para um número médio de 147 convidados por casamento cujo valor médio do banquete é de 96€ por pessoa. Juntando todos os serviços contratados pela maioria dos noivos e incluindo ainda os custos associados ao processo burocrático e religioso, o valor médio gasto na organização de um casamento é de 35.289€.

Mas a indústria do casamento não fica por aqui. Nestes valores é essencial incluir também os gastos com vestuário, cuidados de beleza e acessórios dos convidados, assim como as prendas que são oferecidas aos noivos.