Resolução do Conselho de Ministros abriu as praias desde segunda-feira. A partir do dia 6 de Junho, com o início da época balnear, aumenta a vigilância.

Sim, já se pode ir à praia, estender a toalha na areia e dar uns mergulhos. Isso está claro na resolução do Conselho de Ministros que prorroga a declaração da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença covid-19, com data do dia 17 deste mês e que entrou em vigor na segunda-feira.

São permitidas “deslocações para efeitos de fruição de momentos ao ar livre, designadamente em parques, nas marginais, em calçadões, nas praias, mesmo que para banhos, ou similares”, diz a resolução.

O facto de o Governo ter marcado a abertura das praias para o próximo dia 6 de Junho consolidou a ideia de que, até lá, não era permitido frequentar as praias. Até o Presidente da República estava convencido disso, tendo revelado que está ansioso para mergulhar no mar em Cascais e que às primeiras horas do dia 6 de Junho iria dar um mergulho.

Porém, como também explica a resolução do Conselho de Ministros, é necessário manter todas as regras de distanciamento e mantém-se em vigor o dever cívico de ficar em casa.

As autoridades terão especial atenção ao estacionamento ilegal. A vigilância vai ser apertada aos que estacionem fora dos parques junto às praias. Vai também ser dada especial atenção as autocaravanas, sendo proibido estacionarem nos parques por tempo indeterminado.

Mas a resolução do Conselho de Ministros não autoriza só a ida a banhos. Também permite deslocações para a prática da pesca de lazer e da caça e deslocações para efeitos de actividade física e prática desportiva individual e ao ar livre, incluindo náutica ou fluvial.