Perto de 700 feirantes regressaram a uma das maiores feiras do país. Alguns vendedores reclamaram contra alteração de lugares, mas visitantes não faltaram.

As saudades eram muitas! Faltava a azáfama, a correria de sacos de compras, o barulho de milhares de pessoas. E até de alguns pregões já se tinha saudades. Dois meses e meio depois, aquela que é uma das maiores feiras do país está de volta, em Barcelos. Há mudanças, obrigatórias em tempos de pandemia, mas milhares não resistiram e fizeram fila esta quinta-feira para entrar no recinto da feira semanal.

Até às 11.30 horas, já cerca de oito mil pessoas tinham passado pela feira e nem todas as que queriam tinham entrado. Umas desistiram, outras estavam ainda na fila. Mesmo assim, eram já o dobro das registadas durante todo o dia da semana passada, altura em que só eram vendidos bens alimentares, produtos hortícolas e animais vivos. No entanto, ainda estão longe do habitual, sem pandemia.

Mas esta quinta-feira a essência da feira de Barcelos tinha voltado e a esmagadora maioria das pessoas com quem o JN falou estava satisfeita pelo regresso, mesmo que com mudanças.

Clientes satisfeitos

Se os vendedores estavam contentes pela reabertura, mas ainda na expectativa, os clientes só queiram feirar. Rosário Miranda, de Esposende, chegou cedo e entrou sem problema. “Também temos feira lá, mas esta é muito maior e aproveitei para vir, agora que já posso comprar de tudo”. Mais à frente, Isabel Simões, de Barcelos, contava que era a primeira vez que ia à feira em quase três meses. “Vi algumas mudanças e é mais difícil, principalmente com este calor, mas encontrei o que queria”.