Num estádio sem público e com os adeptos do lado de fora, o FC Porto foi a Famalicão perder por 2-1 e deixa a liderança à mercê do Benfica, que esta quinta-feira recebe o Tondela. Desse duelo pode sair nova reviravolta no campeonato, quase três meses após a sua suspensão. Os ‘dragões’ entraram por cima e somaram algumas oportunidades, dando a ilusão de que o golo era uma questão de tempo. No entanto, foram os famalicenses a marcar primeiro, com Fábio Martins a aproveitar da melhor forma um erro crasso de Marchesín. Corona ainda deu a esperança de um resultado diferente, mas Pedro Gonçalves sentenciou a partida a doze minutos dos 90′, numa derrota que castiga a falta de eficácia portista.

Como era de esperar, Sérgio Conceição apostou em Manafá para o lado esquerdo da defesa, com Mbemba e Pepe a formarem dupla no eixo – Alex Telles está castigado, Marcano lesionado e Nakajima não tem treinado com a equipa. Já João Pedro Sousa fez quatro alterações, com as saídas de Vaná, emprestado pelo FC Porto, Gustavo Assunção, lesionado, Paulinho e Walterson, entrando Defendi, Rúben Lameiras, Centelles e Fábio Martins.

No regresso à competição, o FC Porto entrou melhor na partida, tendo por base a receita do jogo da primeira volta: pressão alta na saída de bola dos famalicenses, para forçar o erro do adversário. No entanto, apesar de ter tido mais e melhores oportunidades, a equipa ‘azul e branca’ pecou na finalização. Aos nove minutos, Corona, sem oposição, atirou conta Racic. Apenas dois minutos depois, Corona isolou Marega, que rematou para uma grande defesa com o pé de Defendi.

O Famalicão conseguiu responder aos 21′, com Diogo Gonçalves a aproveitar uma interceção falhada de Pepe (começavam os erros dos jogadores do FC Porto) para fugir na direita, entrar na área e atirar cruzado, mas ligeiramente ao lado da baliza de Marchesín. E já depois de Soares cabecear para nova intervenção de Defendi, na sequência de um bom entendimento entre Corona e Otávio, não havia como negar que os ‘dragões’ podiam ter chegado ao intervalo a vencer confortavelmente.

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, em declarações à Sport TV, depois da vitória sobre o FC Porto (2-1), em jogo da 25.ª jornada da Liga:

[Adjetivos para esta vitória?]

– Fomos uma equipa corajosa. Foi um jogo extremamente difícil para nós. Estávamos à espera de um FC Porto fortíssimo e foi isso que aconteceu. Um Porto na primeira fase muito pressionante, mas nós não quisemos em alterar a forma como jogamos. Não o fizemos na melhor forma, fomos um pouco lentos, mas isso tem a ver com a transição da época depois desta paragem. Mas com o tempo fomos conseguindo chegar às zonas que pretendíamos para tentar marcar. Conseguimos fazê-lo, forçámos o erro do Porto.

– Depois, calmamente, conseguimos pausar o jogo, apesar do FC Porto ter tido algumas oportunidades para marcar. Felizmente também tivemos um grande guarda-redes na nossa baliza, uma linha defensiva muito concentrada e muito competitiva. Sofremos o 1-1 , mas não abalámos, pelo contrário, mantivemos a nossa postura no campo, a nossa forma de tentar chegar à baliza contrária. Depois, numa jogada muito bonita, conseguimos encontrar o Pedro Gonçalves entre linhas e, num remate de meia distância, fizemos o 2-1. Felizmente conseguimos aguentar o resultado até ao fim. Penso que foi uma vitória justa por aquilo jogámos, pelo que corremos, pelo que lutámos, mas também reconhecendo que o FC Porto criou-nos problemas muito complexos. Tivemos de lutar mesmo até à exaustão para vencer o jogo.

[Deu um sinal positivo à equipa a partir do banco?]

– Só assim é que conseguimos um bom resultado frente a uma equipa tão forte. Não tivemos medo quando ganhamos a bola, tentámos impor o nosso jogo, foi assim que chegámos ao golo da vitória. É assim que sabemos jogar, é assim que sabemos competir.

[Consistência defensiva foi importante?]

– Não fugimos à questão. Sofremos muitos golos, mais do que aquilo que queríamos ter sofrido. Isso tem a ver com o processo ofensivo, aí é que temos de melhorar. Melhorámos e sabemos onde precisamos de melhorar. Logo, vamos sofrer menos golos.

[Frescura da equipa?]

– Reconheço que era uma incógnita, foi uma situação completamente nova para nós treinadores, para os jogadores, mas de facto, mais uma vez, os jogadores mostraram que têm um nível profissional muito elevado. Os jogadores jogaram 90 minutos a um ritmo muito elevado.

[Sonho de chegar à Europa continua de pé?]?

– A expetativa mantém-se com esta identidade e esta forma de jogar. Vamos lutar pela vitória nos nove jogos e, se isso acontecer, vamos garantir esse lugar de certeza. Mas o nosso foco é trabalhar e mostrar às pessoas que gostamos de jogar.

Declarações do treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, na flash interview da SportTV, após a derrota frente ao Famalicão (2-1), para a 25.ª jornada da Liga:

«Em termos de estatística fomos superiores em tudo, mas as estatísticas não ganham jogos, os jogos ganham-se com uma equipa competitiva e com mentalidade campeã. Não podemos perder a cabeça, não podemos jogar mais com a cabeça do que com o coração. Esperava mais, assumo aquilo que aconteceu em campo. Se queremos ser campeões temos de dar mais do que aquilo que demos hoje, principalmente em termos de concentração competitiva.»

A estratégia estava bem definida, sabíamos que o Famalicão era uma equipa compacta. A partir do momento em que o treinador adversário sente que quer defender o resultado, eu meto mais um avançado [Aboubakar], para dar mais peso ao ataque. Quando empatámos pensei que poderíamos fazer um jogo diferente, utilizar mais os nossos avançados. Temos a ocasião do Aboubakar, não tenho dúvidas que era penálti. Temos de ser melhores dentro e fora do campo, vai ser uma luta contra tudo e todos. Penso que não fomos fortes como devíamos ter sido.

[Perder neste recomeço pode ter impacto maior?] Tem o impacto que tem, não estamos habituados a perder. Temos de pensar sim em trabalhar já amanhã para ganharmos os restantes jogos. Queremos homens de carácter, de personalidade, que assumam os momentos menos bons, eu assumo-os aqui como treinador.»

Veja aqui os melhores momentos da partida