Um golo solitário de Lucas Fernandes foi o suficiente para o Portimonense derrotar a formação do Gil Vicente (1-0).

Lucas Fernandes, aos 49 minutos, marcou o golo do triunfo do emblema de Portimão, vitória que lhe permite continuar na luta pela manutenção no principal escalão do futebol português

No Municipal de Portimão, sem espetadores nas bancadas no recomeço da competição, interrompida em março devido à pandemia da covid-19, os gilistas assumiram o controlo do jogo e tiveram oportunidade de abrir o marcador, logo aos oito minutos, lance em que Ruben Ribeiro, isolado na área, perdeu o tempo e espaço para bater o guarda-redes japonês Gonda.

Com um futebol mais esclarecido, a formação de Vítor Oliveira instalou-se no meio campo adversário, embora não conseguisse materializar em golo a sua supremacia atacante.

Baraye (19) e Ruben Ribeiro (23) foram os mais perdulários no Gil Vicente, tendo o Portimonense efetuado apenas um remate à baliza de Denis em toda a primeira parte, lance protagonizado por Hackman (27), que o defesa Igor conseguiu intercetar na área.

A segunda parte começou praticamente com o golo algarvio, com Lucas Fernandes a rematar de fora da área, fazendo a bola entrar junto ao ângulo superior esquerdo, deixando o guarda-redes Denis ‘pregado’ ao relvado.

O golo ‘despertou’ a formação de Paulo Sérgio que, a partir de então, assumiu o controlo do jogo, perante um Gil Vicente que pouco fez para restabelecer a igualdade até ao final da partida.

Declarações do treinador do Gil Vicente, Vítor Oliveira, na conferência de imprensa após a derrota frente ao Portimonense (1-0), em jogo da 25.ª jornada da Liga: 

«Duas partes completamente distintas em que fomos melhores na primeira. Ocupámos bem os espaços e conseguimos chegar à área do adversário com alguma facilidade, mas não tivemos critério nem boas decisões no último terço. Desperdiçámos três ou quatro situações – em que em duas delas estávamos quatro para dois – em que podíamos ter feito melhor. Na segunda-parte o jogo estava morno nos primeiros cinco minutos e acabámos por sofrer um golo daqueles que merecia ter gente no estádio: fantástico. A partir daí deixámos de existir e fizemos uma exibição preocupante para aquilo que pretendemos porque ainda precisamos de pontos e temos de os conquistar o mais rapidamente possível.»

«A primeira-parte foi motivadora, a segunda completamente desanimadora. Neste momento não sabemos aquilatar com critério bem definido o que as equipas valem. Este campeonato vai ser muito difícil para muita gente, incluindo o Gil Vicente, não sabemos muito bem o que vai acontecer e pelo menos nestes primeiros três ou quatro jogos as surpresas vão suceder com alguma facilidade. As equipas não têm ritmo e isso viu-se nos últimos 25 minutos fracos para um jogo do nível de primeira liga, com pouca qualidade.»

Portimonense-Gil Vicente chegou à primeira página do jornal L’Équipe

O reinício do campeonato português foi analisado pelo jornal francês, num balanço sobre a situação do futebol nas ligas nacionais europeias. Gonda e Jadson, jogadores do Portimonense, surgem na capa do jornal a festejar a vitória.

Dois jogadores do Portimonense a festejar na vitória da equipa algarvia sobre o Gil Vicente, por 1-0, é a imagem principal da primeira página do jornal desportivo francês L’Équipe, em que a manchete foi “Portogoaaal”. O interesse da publicação pelo jogo centrou-se no regresso dos principais campeonatos europeus de futebol com este desafio a marcar o reinício da I Liga portuguesa, que o diário francês destaca como o segundo grande campeonato a retomar atividade após a Bundesliga alemã.