António Costa reuniu-se hoje com autarcas das regiões mais afetadas pela pandemia da Covid-19.

O primeiro-ministro reuniu-se, esta segunda-feira, com os presidentes de Câmara da Amadora, de Loures, de Lisboa, de Odivelas e de Sintra, as áreas mais afetadas pela pandemia da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). A reunião, avançou António Costa, permitiu perceber “com rigor a dimensão do problema. O “núcleo do problema centra-se em 15 freguesias” e em algumas “é possível perceber as áreas residenciais onde há uma incidência particular”, começou por afirmar.

O chefe do Governo explicou ainda que isto permite “adotar uma estratégia que combine medidas transversais de reforço das restrições de algumas atividades” com um trabalho “localizado e focado de saúde pública”.

Assim, irá ser desenvolvido um programa designado ‘Bairros Saudáveis’ com “projetos comunitários de reforço da prevenção nas áreas residenciais mais afetadas” para parar a expansão da pandemia nesses locais

Os prazos de notificação dos testes nesses locais deverão também ser “encurtados” e reforçadas as “visitas de vigilância” para ver se estão a ser cumpridos os confinamentos obrigatórios. Também as medidas de georeferenciação vão ser ‘apertadas’.

Irão ainda haver medidas “mais transversais”. O Estado de calamidade deve ser mantido no conjunto destas freguesias e em alguns destes concelhos. Vai também ser aprovado um diploma para que as forças de segurança possam autuar quem infringe as regras dos ajuntamentos.

Em LVT, “vai ser reposto o limite máximo de 10 pessoas nos ajuntamentos”. Todos os estabelecimentos, com exceção dos restaurantes com serviços de refeições, têm de fechar às 20 horas.

A “venda de bebidas nas áreas de serviço está proibida”.

Relativamente aos centros comerciais, estes vão ser “mais fiscalizados” no número de entradas e na “circulação”.

As medidas entram às 00h de amanhã e serão aprovadas num Conselho de Ministros no dia de hoje.