Pode dizer-se que um dos traços mais curiosos dos gatos é a facilidade com que aprendem a fazer as necessidades na chamada caixa de areia.

 facto é que o típico comportamento felino simplifica bastante a vida dos donos deste animal de estimação, conforme explica um artigo divulgado no portal Perito Animal. 

Apesar de algumas crias poderem demorar um pouco até se adaptarem, o facto é que a maioria associa, no espaço de dias, o local certo para fazer as necessidades dentro de casa. 

Todavia, a qualidade e o tipo de areia para gato que compramos pode simplificar ou dificultar a ida do felino à caixa. Isto porque, alguns produtos à venda são compostos por substâncias químicas que podem provocar alergias ou inflamação nas mucosas do bichano. 

De modo a evitar esses efeitos danosos para o gato, ou até por motivos económicos ou de consciência ambiental – muitos tutores estão a optar por produzir a sua própria areia biodegradável em casa. 

Areia de gato caseira feita com trigo, eis a sugestão do Perito Animal

Pode fazer a sua própria areia para gato com trigo orgânico, 100% biodegradável, que é um produto muito mais económico comparativamente às areias vendidas nas lojas de animais e nos supermercados. E, pode também optar por trigo comum. 

Compre o grão de trigo e moa usando um moedor elétrico até alcançar um farelo fino, mas não uma farinha. Pode ainda inquirir em lojas de produtos naturais se vendem o trigo já moído, de modo a tornar o seu trabalho ainda mais fácil.

Por fim, só tem de colocar na caixa o farelo de trigo com um pouco de bicarbonato de sódio, que impede a formação de odores desagradáveis.