O preço médio grossista da luz atingirá no domingo os 379,03 euros/MWh, uma subida de 3,4% face ao registado este sábado. É o 2º valor mais elevado, depois do recorde alcançado a 23 de dezembro.

preço da eletricidade no mercado grossista vai atingir uma média de 379,03 euros por megawatt-hora (MWh) no Mibel (mercado ibérico de eletricidade) no domingo, o que representa um aumento de 3,4% face à média de 366,55 euros registados este sábado, de acordo com os dados provisórios da Omie, o operador do mercado ibérico.

Trata-se do segundo valor mais alto de sempre no mercado ibérico de eletricidade, quando atingiu uma média diária de 383,67 euros por MWh do passado dia 23 de dezembro de 2021.

Fonte: OMIE.

O valor oscila significativamente durante o dia. No domingo, o mínimo será de 334,21 euros por MWh e o máximo de 470,01 euros por MWh. Este último valor, que registar-se-á às 21h e às 22h, é o mais caro de sempre, segundo o Expresso.Barril de petróleo sobe para 118,18 dólares, máximo de 2008 Ler Mais

Este aumento surge numa altura em que os preços do gás natural têm tocado máximos nos mercados internacionais. Esta sexta-feira a cotação europeia do gás natural situou-se nos 192,55 euros por megawatt hora (MWh), o que representava uma subida de 19,73%, segundo o Barchart. Ainda assim, ficou abaixo do recorde de 199,99 euros alcançado na quinta-feira de manhã.

O gás natural tem correlação com a eletricidade na medida em que é usado pelas centrais de ciclo combinado para a geração de energia elétrica. O aumento dos preços deste combustível, aliado à subida dos custos com licenças de carbono e à seca severa ou extrema que se vive na Península Ibérica (o que limita a produção das centrais hidroelétricas), ajudam a explicar estas evoluções dos preços nos últimos meses.

Mais recentemente, a influenciar de forma determinante esta evolução do preço da eletricidade e do gás natural está a invasão russa na Ucrânia. Com vários países da Europa dependentes do gás natural da Rússia, os mercados temem que a retaliação do Kremlin às sanções económicas e financeiras do Ocidente leve a disrupções no fornecimento.

Esta sexta-feira, na conferência organizada pelo ECO sobre a “Guerra na Europa e o choque energético”, o secretário de Estado Adjunto e da Energia sinalizou que o Governo não pode garantir “que não haja subidas” no preço da eletricidade para os consumidores, quando a ERSE fizer a revisão do tarifário no início de abril, mas antecipa que a subida, a ocorrer, será “sempre marginal” e abaixo dos dois dígitos.