Ucranianos sob uma ponte destruída enquanto tentam fugir atravessando o rio Irpin, nos arredores de Kiev, bombardeada esta manhã.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA, MUNDO
Guerra na Ucrânia ao minuto: Rússia quebra cessar-fogo o que obriga a adiamento da evacuação de Mariupol
Acompanhe aqui ao minuto os últimos desenvolvimentos e veja em direto a emissão da SIC Notícias.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
05:29 5 Março, 2022 | SIC Notícias
Ao 10.º dia de guerra na Ucrânia, a Rússia anunciou um cessar-fogo temporário para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha. Tréguas que não foram cumpridas por Moscovo e que obrigaram ao adiamento da evacuação.

Ainda não é claro se haverá uma terceira ronda de negociações este fim-de-semana. Kiev e Moscovo mostraram disponibilidade para falar, mas Putin exige que sejam aceites todas as reivindicações russas. Zelensky diz que rejeita cedências que humilhem o povo ucraniano.

Durante a madrugada deste sábado, foram ouvidas múltiplas explosões em Kharkiv e há relatos de confrontos em Sumy. A cidade de Trostyanets, no norte do país, passou a ser a segunda totalmente controlada pelas forças russas. Nas mãos dos russos está também a maior central nuclear da Europa Zaporizhzhia.

Já de manhã, nos arredores de Kiev, nomeadamente em Irpin, bombardeamentos fizeram soar os alarmes. A população da capital ucraniana prepara-se para a invasão russa.