A partir da próxima segunda-feira, tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros

Asubida inédita dos combustíveis levou o Governo a anunciar novas medidas para tentar amenizar o impacto no bolso dos portugueses. Numa conferência de imprensa, o ministro das finanças, João Leão, anunciou um bónus de 20 euros no Autovoucher em março, bem como o alargamento até 30 de junho da devolução do ganho extra de IVA com o ISP. Mais ainda, o aumento da taxa de carbono continuará congelado até à mesma data.

Lançado no início de novembro do ano passado, o Autovoucher consiste na atribuição de um reembolso até então de 10 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros mensais de combustível aos consumidores registados na plataforma IVAucher, sendo o valor (equivalente a cinco euros) pago com o primeiro abastecimento do mês.

A medida foi desenhada para durar durante cinco meses – de novembro de 2021 a março de 2022 -, tendo ficado definido que, caso o consumidor não faça qualquer abastecimento num mês, o apoio previsto ‘desliza’ e acumula com o valor do(s) mês(es) seguinte(s).

João Leão explicou que os ministros das Finanças da UE estão à espera de orientações da Comissão Europeia para responder ao aumento do preço da energia, mas face “ao aumento projetado tivemos de agir de imediato”.

A partir da próxima segunda-feira, tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros, sendo que o preço do diesel aumenta 14 cêntimos – o maior aumento semanal de sempre – enquanto a gasolina deverá aumentar 8 cêntimos.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, apresentou medidas para os transportes coletivos. Autocarros e táxis também terão benefícios, pelo que o Governo vai pagar 30 cêntimos por litro de combustível.

“Este pagamento é concretizado através do Fundo Ambiental e por candidatura, havendo um pagamento à cabeça”, disse. O apoio será alargado aos autocarros de gás natural, beneficiando do mesmo valor.

As medidas apresentadas esta noite entram em vigor já a partir da próxima semana.